Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Associação realiza 1ª Campeonato Nacional de Futsal de Surdos em Prudente

Da Redação

Em 17/04/2018 às 15:00

Evento contará com representantes de quatro Estados em partidas disputadas no Parque de Uso Múltiplo (PUM)

(Foto: Divulgação)

No próximo sábado (21), a partir das 8h, será realizado o 1ª Campeonato Nacional de Futsal de Surdos do Oeste Paulista, em Presidente Prudente. O evento é uma iniciativa da Associação de Surdos e Surdas de Prudente e Região (ASSPP), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (Semepp).

O campeonato ocorrerá durante todo o dia no Parque de Uso Múltiplo (PUM). Já são sete times confirmados, de seis cidades diferentes, de quatro Estados brasileiros: Presidente Prudente, representado pela ASSPP; Campo Grande-MS A e Campo Grande B; Rondonópolis-MT; Maringá-PR; Tupã e Birigui.

De acordo com a voluntária Maria Darcy Mariz Morano, que faz parte do conselho da associação, a ideia é realizar a interação de pessoas surdas através do esporte, já que estas não conseguem participar dos campeonatos regulares para ouvintes. “O próprio time de Presidente Prudente tem participado de campeonatos próprios dos surdos, particulares e também da federação”, pontua.

Nesse domingo (15), aliás, a equipe prudentina esteve em Franca para participar do Campeonato Estadual dos Surdos de Futsal – Norte, que foi realizado pela Federação Desportiva de Surdos do Estado de São Paulo (FDSESP). “Esse campeonato, além de Franca, também tem em Ribeirão Preto, Jaú e deve ocorrer em outubro aqui em Presidente Prudente”, completa Maria Darcy.

“O importante é que nestes campeonatos ocorre a integração dos surdos. Também é possível incentivar a comunidade, os jovens surdos a praticarem esportes. Sem os surdos mais velhos mostrarem que é possível, os jovens não participam. Então precisam deste incentivo dos próprios surdos”, pondera. “Além disso, o campeonato também será em comemoração aos dois anos de fundação da associação, completados nesta terça-feira [17]”, finaliza.

ASSPP

A Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região - “Dorvalino Paixão” (ASSPP) é uma entidade de caráter cultural, educacional e social, sem fins lucrativos, criada em abril de 2017. A associação foi criada com o objetivo de auxiliar seus associados e cobrar da sociedade o cumprimento de legislações já existentes.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.