Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Reestruturação da rede de saúde é estudada em Prudente

Por UPA do Guanabara, Pronto Atendimentos podem ter horários modificados

ROGÉRIO MATIVE

Em 21/04/2018 às 12:50

UPA da Zona Norte pode provocar a alteração no atendimento prestado por unidades com horário estendido

(Foto: Arquivo/Marcos Sanches/Secom)

Anunciada para ser aberta em maio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, localizada no Jardim Guanabara, pode provocar a alteração no atendimento prestado por Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam em horários estendidos em Presidente Prudente. Visando reestruturar a rede municipal, estudos e debates são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, com acompanhamento da Câmara Municipal. O objetivo é equalizar a oferta do serviço, sem criar desequilíbrio nas contas da Prefeitura.

O estudo técnico de reestruturação da rede de urgência e emergência foi revelado pelo secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, na última semana. Já na sexta-feira (21), o assunto foi debatido em reunião com seis vereadores, que propuseram mudanças no rascunho apresentado.

A princípio, os atendimentos nas unidades de saúde do Jardim Guanabara, Jardim Santana, Humberto Salvador e Cohab seriam encerrados às 23h. Atualmente, elas funcionam como Pronto Atendimento (PA) permanecendo abertas no período noturno, das 19h às 7h, e nos fim de semana em regime de plantão por 24 horas.

Contudo, o secretário adianta que ainda não foi definida nenhuma mudança e que qualquer alteração será discutida com apoio de estudos técnicos. "Ainda não está fechada a reestruturação da nossa rede de urgência e emergência de Presidente Prudente. Fomos levar um modelo para conversar com os vereadores. Ouvi algumas sugestões, que serão levadas em consideração. Acredito que ainda será mexido nesse modelo. Não posso falar ainda o que realmente pode acontecer", diz, em entrevista ao Portal.

"Inicialmente, falaram que os PAs seriam fechados. Os PAs não serão fechados, mas o que poderá ocorrer é uma reestruturação. Presidente Prudente é uma cidade que tem quatro portas de entradas de urgência e emergência e isso é insustentável em qualquer município no porte de Prudente. É como fossem quatro prontos-socorros municipais. Ninguém sustenta isso. A gente precisa ver qual deve ser a reestruturação para não prejudicar o atendimento à população, mas que seja possível para o caixa do município", pontua.

Aprovou, mas fez pedido

Presente no encontro, o vereador Demerson Dias (PSB) acredita que o atendimento pode melhorar com a reestruturação. Porém pediu para que os atendimentos na unidade do Jardim Santana sejam mantidos.

"A unidade do Guanabara vai ter horário modificado por uma simples questão. Por estar próxima da UPA que será aberta e, desta forma, não ter sentido de manter duas unidades no mesmo bairro com horário estendido. Mas, na Zona Leste não teríamos atendimento de saúde. Pedi ao secretário para rever essa questão [manter o atendimento 24 horas] e ele prometeu analisar com o pessoal da secretaria. Abrindo a UPA da Zona Norte, o volume de atendimento do Ana Jacinta vai diminuir. Acredito que vai melhorar", frisa.

Diferentemente da UPA do Ana Jacinta, a nova unidade do Guanabara terá um modelo diferente de gerenciamento, revela o parlamentar. "O Ciop [Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista] não vai tocar a UPA do Guanabara. Isso, ele [Valmir] garantiu", fala Dias.

É contra mudanças

Já Anderson Silva (PSB) é contrário ao remanejamento de horários dos PAs defendendo a manutenção da atual estrutura de atendimentos. "Fiquei feliz pela confirmação da abertura da UPA, mas triste pela possibilidade de fechamento dos PAs. A proposta do secretário é antecipar o horário de atendimento dos PAs, atendendo durante a semana das 17h às 23h, sem atendimento no fim de semana. Me posiciono totalmente contrário aos fechamentos das unidades", afirma.

"Fechando a unidade do Jardim Santana, como as pessoas vão se locomover à noite para as UPAs do Ana Jacinta e Zona Norte? Com saúde não se brinca. Vejo isso com muita tristeza. Já protocolei um requerimento onde pede todas as informações de atendimento do PA do Jardim Santana, da necessidade da população. Em hipótese alguma deve ser fechado", pontua.

Segundo ele, o assunto será discutido com moradores do Jardim Santana na próxima semana. "Alguns moradores do bairro já me procuraram e tive uma reunião com o presidente da Câmara [Enio Perrone, PSD] e iremos conversar com eles na próxima segunda-feira [23] sobre esse assunto", fala.

Vai ouvir sugestões

Valmir da Silva Pinto promete estudar as propostas apresentadas pelos parlamentares e redesenhar o projeto de reestruturação. “Tivemos uma reunião, onde levamos uma proposta. Mas, essa proposta pode e, provavelmente, será mexida. Eu considero muito o que os vereadores falaram. E vamos estudar as propostas e readequar aquilo que tínhamos. Hoje, não tem como falar se vai ser desse jeito. Pois, a questão ainda não está fechada", finaliza.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.