Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vacinação contra gripe começa nas unidades de saúde de PP

Da Redação

Em 23/04/2018 às 10:28

Ao todo, cerca de 50 mil pessoas devem receber a dose no município, que será aplicada em 26 unidades

(Foto: Arquivo/EBC)

Nesta segunda-feira (23), teve início a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Presidente Prudente. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Ao todo, cerca de 50 mil pessoas devem receber a dose no município, que será aplicada em 26 unidades: 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 15 Estratégias de Saúde da Família (ESFs), além do Centro de Saúde 1 (Palácio da Saúde). As doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha será realizada por etapas devido a entrega parcelada da vacina: a partir do dia 23 de abril: profissionais de saúde e as pessoas com 60 anos ou mais de idade; a partir do dia 2 de maio: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas; a partir do dia 9 de maio: comorbidades, professores e os privados de liberdade.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

Em Presidente Prudente, dois casos suspeitos de morte provocada pelo vírus são analisados.

Reações adversas

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Prevenção

Além da vacinação, as maneiras importantes de prevenção do vírus da gripe incluem a lavagem frequente de mãos; se estiver doente, evitar ambientes aglomerados e o contágio para outras pessoas; usar sempre lenços descartáveis e desprezar esses lenços; cobrir a boca quando tossir com o antebraço, evitando, com isso, a disseminação do vírus; na impossibilidade da utilização de água e sabão, usar o álcool em gel, que tem uma boa ação para limpeza das mãos; crianças devem ser amamentadas e, se possível, frequentar creches mais tardiamente; não se expor ao cigarro, seja de forma ativa ou como fumante passivo, já que a fumaça é um irritante das vias aéreas e facilita a entrada dos vírus.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.