Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Disfagia é foco de orientação em Unidades Básicas de Saúde de PP

Da Redação

Em 23/04/2018 às 14:30

Idosos e cuidadores são os principais públicos desse trabalho de prevenção realizado pelos acadêmicos

(Foto: Gabriela Oliveira/AI Unoeste)

Gilson Dias da Silveira, 82, é casado há 63 anos com Isaura Dionísio, 79, enquanto, Jorge Takeme Koga, 72, e Aparecida Taeme Koga, 71, estão juntos há 50 anos. Além de serem idosos e terem uma longa trajetória juntos, esses dois casais também tem outro aspecto em comum: estiveram na Unidade Básica de Saúde (USB) do Centro de Presidente Prudente na manhã desta segunda-feira (23).

Na ocasião, eles participaram de um trabalho de orientação desenvolvido pelos acadêmicos de Fonoaudiologia sobre a disfagia, que consiste na alteração da deglutição, ou seja, dificuldade para se engolir os alimentos.
 
Isaura conta que está passando por um processo de adaptação das suas duas próteses bucais. “A gente sabe que nesse momento fica meio difícil para se alimentar, dói um pouco para mastigar”. Avalia que esse diálogo estabelecido pelos universitários foi importante. “O que eles nos falam pode me ajudar a comer melhor”. Para ela e o marido, prevenir é o melhor remédio. Inclusive, foi justamente por isso que estiveram na UBS logo cedo, para participar da campanha de vacinação contra a gripe, realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Já Aparecida, revela que auxilia o esposo Koga em seu cotidiano, pois ele tem uma deficiência visual ocasionada por uma doença chamada retinose pigmentar. “Ele também é hipertenso, cardíaco e diabético. Preciso estar atenta à sua alimentação, principalmente em relação à mastigação, pois quando feita de forma errada, pode gerar outros problemas estomacais”. Segundo ela, esse trabalho da universidade é muito bom. “Dizem que santo de casa não faz milagre e é, justamente, por isso, que é relevante meu marido ouvir desses futuros profissionais orientações que podem ajudar a melhorar os seus hábitos alimentares”, pontua.
 
De acordo com a professora Meire Aparecida Judai Barreto, a iniciativa integra a 20ª Semana de Prevenção dos Distúrbios da Comunicação Humana do curso de Fonoaudiologia da Unoeste, que teve início nesta segunda-feira e prossegue até a próxima sexta (27).

“Na prática clínica e na fonoaudiologia comunitária, identificamos que os idosos apresentam dificuldades de mastigação por conta de vários fatores como uma prótese mal adaptada, falta de dentes ou problemas de saúde. Nesse sentido, a nossa intenção é orientar os cuidadores e os idosos sobre essas e outras abordagens que são necessárias no dia a dia”.
 
A docente que é uma das responsáveis pelo trabalho, revela que serão envolvidas as onze Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Presidente Prudente, onde os acadêmicos da graduação farão a panfletagem e prestarão orientações sobre o assunto. “Entregaremos dois materiais, um produzido por nós e o outro extraído do site do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 2ª região São Paulo (CRF-2). Acredito que, para os universitários será uma experiência muito rica que, além do aprendizado, possibilitará um contato diferenciado com a saúde pública”, conclui Meire.
 
Ana Claudia Braga, supervisora das UBSs, observa que a atenção básica prioritariamente trabalha com a prevenção e promoção da saúde. “Falar sobre o autocuidado não só enriquece o conhecimento do paciente, como também contribui para que ele detecte precocemente qualquer problema e procure a UBS. Sendo assim, essa ação da universidade no fornecimento de informações sobre disfagia é de extrema relevância, pois pode contribuir com o bem-estar da população”.
 
Cronograma

As atividades ocorrerão sempre no período da manhã, a partir das 7h. Na terça (24), a ação será nas unidades Ana Jacinta e Belo Horizonte; na quarta (25), será na UBS Santana; na quinta-feira (26), nas unidades do Brasil Novo, Cedral, Cohab e São Judas e, por fim, na sexta (27), no jardim Guanabara, São Pedro e Vila Real.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.