Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Câmara-PP critica possíveis modificações de atendimentos em PAs

Vereadores pedem antecipação de abertura de UPA da Zona Norte

Da Redação

Em 24/04/2018 às 11:29

Manifestação foi realizada por meio de requerimento de providências assinado por todos os parlamentares, incluindo o líder do governo municipal, Willian Leite (PPS)

(Foto: Cedida/Maycon Morano/AI Câmara)

A Câmara Municipal de Presidente Prudente se posicionou contra a possíveis modificações nos atendimentos que são realizados atualmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) II “Matheus Seribelli”, no Jardim Santana, zona leste, e na UBS “Doutor Otelo Milani Júnior” (Cohabão), zona oeste da cidade. As unidades funcionam como Pronto Atendimento (PA), com horários diferenciados. Os vereadores também pediram a antecipação da abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara, prevista para dia 26 de maio.

Atualmente, nestas duas unidades, após as 19h funcionam Pronto Atendimentos (PAs), que se encarregam em intermediar a atenção básica das unidades hospitalares da cidade durante a noite e também de madrugada. A reestruturação da rede municipal de saúde foi antecipada pelo Portal, na semana passada.

A manifestação foi realizada por meio de requerimento de providências de autoria inicial do vereador Anderson Silva (PSB), porém, foi assinado por todos os parlamentares, incluindo o líder do governo municipal, Willian Leite (PPS).

“A 17ª Legislatura se posiciona no sentido da manutenção plena e total dos Prontos Atendimentos do Jardim Santana e Cohabão sem qualquer alteração, como ventilado pela Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente na última semana”, ressaltaram os parlamentares.

O requerimento foi aprovado após o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, anunciar as possíveis modificações nos atendimentos após reunião com os vereadores.

Ao Portal, o chefe da Pasta afirmou que as mudanças ainda estão em estudos e que pedidos formulados pelos parlamentares "seriam levados em consideração".

Logística

No documento aprovado, os vereadores lembraram que o Hospital Regional “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” é distante, bem como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta e a UPA da zona norte, que ainda não foi inaugurada. “Qualquer modificação na atual condição de atendimento como Pronto Atendimento das unidades, visando um possível deslocamento dessa gigantesca comunidade é inviável”, alertaram.

População e Conselho de Saúde

Durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (23), os vereadores receberam representantes do Jardim Santana e Vila Nova Prudente para tratar sobre o assunto, com a presença de médicos plantonistas que atendem no PA da zona leste, e que se manifestaram contrários à mudança nos atendimentos.

Também esteve nessa reunião o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Presidente Prudente (CMS/PP), Fabio Ortiz Barbosa, que entregou um ofíciou. No documento, o conselho declara que não foi informado oficialmente, “apenas pela mídia” sobre a discussão da reestruturação da rede de saúde. “Pedimos esclarecimentos para o melhor atendimento à população”, ponderou Barbosa.

Querem antecipação de abertura

Os vereadores solicitaram ao Executivo a antecipação da abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, localizada no Jardim Guanabara, “o mais breve possível”. Oficialmente, a data está fixada para o dia 26 de maio.

O pedido dos parlamentares ocorreu devido a possível reestruturação dos atendimentos dos Prontos Atendimentos.A matéria tramitou durante o expediente com votação da sessão em caráter de urgência e foi aprovada por unanimidade. O dispositivo é de autoria de todos os vereadores.

Reunião com prefeito

No início da tarde desta terça-feira (24), os vereadores devem se reunir com o prefeito Nelson Bugalho (PTB) para levar o requerimento aprovado, bem como o abaixo-assinado apresentado pela população. O encontro foi marcado pelo líder do governo William Leite.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.