Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura sinaliza manter apenas PA do Santana sem alteração

Vereadores entregam posicionamento contra modificações na rede de saúde

ROGÉRIO MATIVE

Em 25/04/2018 às 08:16

Vereadores entregaram a Bugalho posicionamento que pede a manutenção plena e total dos Prontos Atendimentos (PAs) do Jardim Santana e do Cohabão

(Foto: Cedida/Maycon Morano/AI Câmara)

De todas as mudanças previstas na reestruturação da rede municipal de saúde de Presidente Prudente, apenas uma não deve ocorrer após reunião entre o prefeito Nelson Bugalho (PTB) e vereadores, realizada na tarde dessa terça-feira (24).

Contrários, os parlamentares entregaram a Bugalho o posicionamento da Câmara Municipal, que pede a manutenção plena e total dos Prontos Atendimentos (PAs) do Jardim Santana e do Cohabão sem qualquer alteração, como estudado pela Secretaria Municipal de Saúde e antecipado pelo Portal.

A princípio, os atendimentos nas unidades de saúde do Jardim Guanabara, Jardim Santana, Humberto Salvador e Cohab seriam encerrados às 22h. Atualmente, elas funcionam como Pronto Atendimento (PA) permanecendo abertas no período noturno, das 19h às 7h, e nos fim de semana em regime de plantão por 24 horas.

A mudança é defendida pelo secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, para que seja possível sustentar a abertura e manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, localizada no Jardim Guanabara, que está programada para ocorrer no dia 26 de maio.

Os pedidos

Os parlamentares são contra as possíveis modificações dos horários de atendimentos que são realizados atualmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) II “Matheus Seribelli”, no Jardim Santana, zona leste, e na UBS “Doutor Otelo Milani Júnior” (Cohabão), zona oeste da cidade.

Atualmente, nestas duas unidades funcionam Pronto Atendimentos (PAs) das 19h às 7h do dia seguinte e se encarregam em intermediar a atenção básica das unidades hospitalares da cidade. Os parlamentares querem a manutenção dos horários nestas duas unidades.

Eles também pediram ao Executivo a antecipação da abertura da UPA do Jardim Guanabara, “o mais breve possível”.

O que prometeu

Durante a reunião, o chefe do Executivo afastou a possibilidade de antecipar o prazo e se comprometeu com a abertura da UPA da Zona Norte no dia 26 de maio. Sobre o atendimento dos PAs, Bugalho pediu ao secretário Valmir da Silva Pinto a realização de um estudo sobre esta possiblidade.

Contudo, o prefeito confirmou as mudanças. "Os PAs funcionam a partir das 19h. Nós vamos antecipar a abertura do PA e começa a funcionar a partir das 17h, porém, ele encerra seu atendimento às 22h. Nós não temos como ter tudo. Gostaríamos de ter condições financeiras de não mudar absolutamente nada e simplesmente abrir a UPA, mas a realidade econômico-financeira do município, do país como um todo não nos permite isso", falou em entrevista à TV Fronteira.

"Com a possibilidade de abrir o PA Santana 12 horas, saímos satisfeitos. Mas, vamos trabalhar também que continue abrindo 12 horas o PA do Cohabão", comentou o vereador Demerson Dias (PSB).

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.