Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Atendimento de PAs será discutido na Câmara-PP

Requerimento pede audiência sobre reestruturação da rede de saúde

Da Redação

Em 02/05/2018 às 17:03

Mudança deve ocorrer já a partir de 26 de maio, quando será inaugurada a UPA do Jardim Guanabara

(Foto: Arquivo/Marcos Sanches/Secom)

Logo mais, às 20h, os vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente debaterão a proposta da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Pública para a realização de uma audiência pública. O objetivo é analisar a reestruturação da rede municipal de saúde, com foco voltado aos Prontos Atendimentos (PAs) do Jardim Santana e Cohabão.

Conforme antecipado pelo Portal, os PAs devem ter seus horários de atendimento reduzidos. Após sua discussão em plenário na sessão ordinária desta quarta-feira (2), se aprovado o requerimento, a Secretaria da Casa de Leis deverá convidar para a audiência: o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, e sua equipe técnica; os secretários municipais de Finanças, Cadmo Lupercio Garcia, e de Administração, Alberico Bezerra de Lima; os gerentes dos Prontos Atendimentos do Jardim Santana e Cohabão.

Também serão chamados para a audiência representantes do Conselho Municipal de Saúde; Ministério Público Estadual, Promotoria da Saúde; Defensoria Pública; Conselho Regional de Enfermagem (Coren); Conselho Regional de Medicina; Conselho Regional de Farmácia; Ordem dos Advogados do Brasil; Hospital Regional (HR); Santa Casa; Hospital Estadual Maternidade “Dr. Odilo Antunes de Siqueira”; Diretoria Regional de Saúde; Conselho das Associações de Moradores (Campp); Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Presidente Prudente e Região (Sintrapp); Sindicatos e Associação dos Médicos; Ministério Público Federal; Hospital Regional do Câncer; União das Entidades de Presidente Prudente (UEPP); Conselho de Veneráveis Mestres de Presidente Prudente (CCVVMMPP) das Lojas Maçônicas; Conselho de Pastores; representantes da Igreja Católica em Presidente Prudente, ligados à Pastoral da Saúde.

Na sessão do dia 23 de abril, foram aprovados dois requerimentos sobre o assunto, em caráter de urgência. O primeiro aponta que a Câmara de Prudente é contrária as mudanças propostas nos PAs do Jardim Santana e do Cohabão. Já o segundo pede a antecipação da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara, na zona norte da cidade.

“Estes requerimentos aprovados foram entregues pessoalmente ao senhor prefeito municipal Nelson Roberto Bugalho e ao secretário municipal de Saúde”, lembra o parlamentar Demerson Dias (PSB) no pedido de audiência pública.

Em reunião entre vereadores e o prefeito Nelson Bugalho (PTB), realizada no dia 24 de abril, foi mantida a posição do Governo Municipal de modificar o atendimento das unidades.

Assim, conforme o Executivo, os PAs do Santana e o Cohabão atenderão das 7h às 17h como Unidade Básica de Saúde (UBS) e das 19h às 22h enquanto Pronto Atendimento, como um horário estendido. Esta mudança deve ocorrer já a partir de 26 de maio, quando será inaugurada a UPA do Jardim Guanabara.

“Os vereadores presentes à reunião e os demais que assinaram os requerimentos não concordam com essas alterações”, lembra o vereador. Está prevista manifestação de moradores da Zona Leste no Legislativo.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.