Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Campanha visita escolas para reforçar higiene das mãos

Da Redação

Em 04/05/2018 às 15:29

Lavar as mãos corretamente é uma atitude simples que evita doenças

(Foto: João Paulo Barbosa/AI)

Gripe, diarreia e infecções intestinais estão entre as doenças que podem ser evitadas pelo simples ato de lavar as mãos. Medida que motivou a instituição do Dia Mundial de Higiene das Mãos, lembrado neste sábado (5).

Momento de mobilização dos profissionais da área de saúde para intensificar o serviço de orientação da campanha iniciada há 10 anos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), adotada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nesta sexta-feira (4) uma ação envolve mais de 18 mil alunos de 68 escolas da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente, sendo que mais de 8 mil são atendidos por estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Unoeste.
 
A campanha mundial que começou em 2009 está programada para seguir até 2020, com o entendimento de que nesse período será possível estabelecer a cultura de higiene das mãos. Neste ano de 2018, o tema definido pela organização é “Salve vidas: higienize suas mãos”.

Em Prudente, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) desenvolve ações permanentes pelo Programa Saúde na Escola (PSE), desde 2012. A previsão de atendimentos pelos universitários é para 8.884 alunos da pré-escola e do primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o que representa 47% do total de 18.800, sendo os demais atendidos pelos envolvidos no programa federal, o PSE.

Na Escola Gisele Dalefi, no bairro Residencial Universitário, estiveram as estudantes de medicina Larissa Gasquez e Vanessa Ballista. Inicialmente, a orientação e prática foram com alunos da pré-escola, com idade entre quatro e cinco anos. "Ao aplicarmos a metodologia de perguntas e respostas, notamos que as crianças são bem instruídas sobre a higiene das mãos", pontua Larissa.
 
"As crianças sabem que mãos sujas têm bactérias que podem ser levadas à boca e daí chegarem ao intestino, ou ainda aos olhos; provocando doenças. Sabem também que as mãos precisam ser lavadas antes das refeições, após irem ao banheiro para fazer xixi ou coco, depois de brincar ou acariciar cães e gatos", diz Vanessa.

Elas colocaram as crianças na prática correta, passo a passo: abrir a torneira para molhar as mãos, fechar a torneira, passar sabonete e esfregar as partes internas e externas das mãos e também entre os dedos; fazer conchinha para lavar as unhas com esfregação nas palmas; girar uma mão sobre os punhos da outra; enxaguar, fechar a torneira e enxugar as mãos.  
 
"A campanha é recebida como um reforço à prática diária de higiene, nas quais os 670 alunos lavam as mãos antes das refeições e depois escovam os dentes, dentre outras medidas de prevenção à saúde", comenta a diretora Lúcia Zuniga Ferri.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.