Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas promove workshop e espetáculos de dança

Da Redação

Em 09/05/2018 às 08:28

Companhia apresenta as peças “Tupiliques” e “LADO B”, além de oficina de percussão corporal

(Foto: Divulgação)

O público do Sesc Thermas de Presidente Prudente terá a chance de contemplar a obra e o trabalho desenvolvido pelos artistas da Cia. Repentistas do Corpo, de duas formas: assistindo e vivenciando. Nesta quarta-feira (9), no Teatro Paulo Roberto Lisboa – Centro Cultural Matarazzo, o grupo paulistano apresenta, em duas sessões - às 14h e às 20h -, um misto de dança, teatro, música, percussão corporal em movimento e humor, no espetáculo Tupiliques.

Os ingressos são gratuitos e ficam disponíveis para retirada 1h antes da apresentação, na central de atendimento do Sesc. A peça, inspirada no livro “Tupiliques – Herança Indígena do Português no Brasil”, do escritor Cesar Obeid, traz palavras indígenas, de origem Tupi, rimadas em formato limeriques – uma forma de poesia inglesa na qual os poemas são escritos em estrofes de cinco versos e apresentam situações engraçadas ou absurdas.

Os poemas contidos no livro falam do Brasil e sua natureza: bichos, frutas, personagens do folclore, comidas e lugares, revelando as palavras do Tupi com que foram batizados e seus significados. Ao abordar a contribuição indígena na formação da nossa língua, o espetáculo mostra um pedaço do Brasil que vivemos, falamos e comemos diariamente, sem nos dar conta, e convida a plateia a pensar e valorizar a cultura dos povos tradicionais brasileiros.

Os repentistas corporais continuam na cidade para outra apresentação. No dia seguinte, quinta-feira (10), às 21h, é a vez de um casal interagir com utensílios domésticos e interpretar situações cotidianas no espetáculo LADO B. O sopro de inspiração para construir o espetáculo vem do universo da música brega e sua estética distorcida. Para além de julgamentos ou polêmicas, a peça traz um mosaico de “pérolas” musicais embalando cenas de dança-teatro.

Antes do homem se expressar através de uma linguagem oral, ele dançou. No antigo Egito, já eram realizadas danças em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. O projeto Identidade da Dança tem justamente o objetivo de difundir, pesquisar e mediar a linguagem da dança sob a perspectiva de que os gestos são elementos constituintes das identidades sociais das comunidades a qual pertencem.

Workshop

Além dos espetáculos, o elenco da Cia. Repentistas do Corpo ministra um workshop na quinta e sexta-feira (10 e 11), às 14h, também no Centro Cultural Matarazzo.

A aula consiste em unir técnicas básicas de percussão corporal, voz e movimentos que são usados para compor diversas células rítmicas, vinhetas vocais e pequenas sequências de movimento. A percussão corporal em movimento baseia-se em extrair sons do corpo com as mãos, batidas de pés no chão e voz, junto com a movimentação.

Para participar, basta se inscrever ligando para o telefone: (18) 99112 – 3399. As vagas são limitadas.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.