Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vereador Willian Leite é acusado de nepotismo cruzado

Pedido de cassação do parlamentar foi protocolado na Câmara Municipal

ROGÉRIO MATIVE

Em 09/05/2018 às 18:57

Leite assumiu a liderança do governo em março deste ano, após a saída de Geraldo da Padaria

(Foto: Arquivo/AI Câmara)

A Câmara Municipal de Presidente Prudente recebeu, na tarde desta quarta-feira (9), denúncia contra o vereador Willian Leite (PPS) por possível quebra de decoro parlamentar. A alegação é de suposto nepotismo cruzado e improbidade. O líder do governo no Legislativo afirma que "está tranquilo" e se pronunciará após estudar a imputação.

A denúncia foi protocolada pelo aposentado Reinaldo Correia de Oliveira, que pede a abertura de processo de cassação do vereador. Ele sustenta que Leite deixou a posição contrária ao governo para tornar-se líder e, desta forma, conquistar gratificações nos vencimentos de sua irmã, que é servidora municipal concursada desde 1995. "Mas que até Willian Leite, seu irmão, assumir como vereador e líder do prefeito, recebia apenas gratificação de função incorporada", cita.

"Ressalte-se que o aludido vereador Willian Leite se elegeu com discurso de que seria um vereador independente e cumpridor da lei, mas, a partir de fevereiro de 2018, o referido vereador passou a mudar o seu discurso e quando questionado por seus vereadores a respeito de sua conduta dizia: 'a minha explicação eu dou na tribuna'", diz o aposentado.

Leite assumiu a liderança do governo em março deste ano, após a saída de Geraldo da Padaria (PSD), que desempenhava a função desde o início da gestão de Nelson Bugalho (PTB). Conforme apurou o Portal, a gratificação apontada pelo aposentado na denúncia foi incorporada na primeira semana de janeiro de 2017.

Porém, Oliveira afirma que houve um "mascaramento" e o vereador "fingia ser de oposição". "Essa prática lesiva ao Poder Público tem de ser combatida a qualquer custo, haja à vista, o interesse público ter de prevalecer sobre os interesses meramente pessoais daqueles que dirigem a administração pública e dos seus agentes políticos", fala.

Na denúncia formulada em quatro páginas, Reinaldo de Oliveira não apresentou documentos sobre os possíveis atos improbos limitando-se a citar "informações", dados disponíveis no Portal da Transparência e comentários feitos em um bar da área central da cidade.

Próximo passo

Com a denúncia protocolada no início da tarde, agora, será formado um expediente para ser encaminhado à Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal, que tem 10 dias para dar o parecer sobre o documento.

Outro lado

Por meio da assessoria de imprensa do Legislativo, William Leite destaca que primeiro "irá se inteirar e ler a denúncia" antes de fazer qualquer tipo de pronunciamento.

Entretanto, ressalta que "está tranquilo, já que possui uma vida pessoal e profissional de conduta ilibada como servidor público do Estado e como servidor da população de Presidente Prudente".

"Qualquer tipo de suposta denúncia será esclarecida em breve para a população prudentina", frisa o parlamentar.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.