Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente registra caso de gripe H1N1; cinco aguardam laudo

Da Redação

Em 10/05/2018 às 21:09

Os principais sintomas são febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção dura geralmente uma semana

(Foto: Divulgação)

Uma gestante de 36 anos é a primeira vítima da gripe Influenza A - H1N1 neste ano, em Presidente Prudente. O caso foi confirmado nesta quinta-feira (10) pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM).

Além da moradora do Jardim Estoril, a VEM acompanha mais cinco casos suspeitos. “Temos mais cinco casos suspeitos aguardando ainda o resultado” diz a supervisora da VEM, Elaine Bertacco.

Em 2016, foram registrados 34 casos de Influenza A do tipo H1N1, resultando em oito óbitos na cidade. Já no ano passado, Prudente contabilizou casos de gripe provocada pelo vírus Influenza A - H3N2.

“Existem três tipos de vírus Influenza. O vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A o responsável pelas grandes pandemias e o vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias”, declara Elaine Bertacco.

Os principais sintomas são febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção dura geralmente uma semana. "A transmissão ocorre através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir", explica.

A transmissão pode ocorrer por meio das mãos, após o contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de uma pessoa infectada.

Saiba mais sobre a doença clicando aqui.

Dia D
 
A Secretaria Municipal de Saúde realiza no sábado (12), das 8h às 17h, o "Dia D" de vacinação contra gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF).

A campanha tem como alvo: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhador de saúde, professores, indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.