Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Detran.SP disponibiliza três novos serviços eletrônicos

Da Redação

Em 11/05/2018 às 13:31

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) anunciou o lançamento de três novos serviços eletrônicos, totalizando 35 formas online de resolver pendências com habilitação, veículos e infrações de trânsito.

Agora, é possível emitir gratuitamente a certidão negativa de propriedade de veículo pelo portal do Detran.SP e verificar se um cidadão possui ou não um veículo registrado em seu nome. Essa consulta é muito usada para checagem de renda e em processos de obtenção de benefícios governamentais, bolsas de estudos, entre outros.

Para isso, basta digitar o CPF do cidadão. A consulta é feita na base de dados do Detran.SP e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). É possível ainda verificar a autenticidade da certidão no próprio portal, com base no código verificador gerado após a consulta. Basta informar o código no campo correspondente para receber a confirmação imediatamente. Todos os documentos podem ser impressos.

Validação pelo APP

Outra novidade é que, pelo aplicativo de celular do Detran.SP (disponível para Android e iOS), é possível validar a certidão de CNH (habilitação) com o código de verificação ou o QR-Code. A certidão de CNH é emitida no portal www.detran.sp.gov.br e pode ser impressa. O QR-Code é “lido” pela câmera do celular e verificado automaticamente.

O serviço é utilizado por empresas para verificar a situação da CNH dos motoristas. Na certidão consta o histórico do motorista, desde a data de emissão da CNH até processos e bloqueios. Em outros países, a certidão de CNH também é solicitada. O documento também pode ser usado para fins judiciais, trabalhistas, de aposentadoria ou para cursos.

Cursos para profissionais do trânsito

Para completar, os profissionais registrados no Detran.SP para atuar na formação e avaliação de motoristas e motociclistas (diretor-geral e diretor de ensino de autoescola, instrutor e examinador de trânsito) agora podem obter e validar a credencial pelo portal. Antes, o processo exigia que o profissional comparecesse ao órgão para a validação do curso no seu histórico como profissional. Ao todo, no Estado são cerca de 140 mil profissionais.

Podem acessar a credencial ou fazer a validação pela internet os profissionais com cursos registrados a partir de 1º de janeiro de 2013. Os cursos devem ter sido reconhecidos ou aprovados na Escola Pública de Trânsito (EPT).

O sistema é o mesmo: o usuário cadastrado no portal acessa o serviço e emite a credencial. Ele pode imprimir e, com o código de verificação, ele faz a validação do documento. Qualquer um pode validar o documento entregue pelo profissional.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.