Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas recebe premiado espetáculo infantil Zepelim

Da Redação

Em 12/05/2018 às 12:08

Encenado pela Cia. Variante, peça aborda feridas sociais de maneira leve e didática

(Foto: Divulgação)

As tardes de domingo no Sesc Thermas de Presidente Prudente já estão acostumadas a receber, sempre às 15h, diversos espetáculos infantis de teatro, circo e música, pelo projeto Arte em Cena. Neste domingo (13), o projeto promove uma experiência que promete envolver não só crianças, mas também os adultos, com o espetáculo "Zepelim" (Ou o Outro Balão Que Nunca Existiu).

Considerado como o melhor espetáculo para o público infantil e jovem, em 2017, pelo prêmio Aplauso Brasil de Teatro, com votação feita pelo público, "Zepelim" conta a história de Zezinho, um garoto que vive no lixão com seu melhor e único amigo, o cachorro vira-lata Pelim. É com ele que divide suas brincadeiras, todos seus pertences, suas risadas, sua moradia, sua comida e principalmente seu maior sonho: voar de balão.

Encenado pela Cia. Variante, de São Paulo (SP), a peça expõe uma realidade amarga estampada em uma ficção doce, lúdica e crítica, na qual trata com delicadeza assuntos como preconceito, miséria, trabalho infantil e a indiferença da sociedade perante moradores de rua, “invisíveis” às pessoas. A trama também conscientiza o público sobre a reutilização de materiais descartados no lixo, tudo com muita poesia, músicas, cores, imagens e bonecos.

Segundo espetáculo da companhia paulistana, a encenação é baseada na dramaturgia de Tati Takiyama (atriz e uma das fundadoras da Cia. Variante), criada a partir de um curso de dramaturgia infanto-juvenil, ministrado pelo dramaturgo dinamarquês Jesper Braestrup Karlsen. O cenário da peça é composto por objetos confeccionados com materiais que seriam jogados fora, como papelão e retalhos.

Após o espetáculo, é a vez do projeto "Brincando com Arte" oferecer às crianças um espaço livre para o desenvolvimento pleno da criatividade por meio de práticas artísticas. A criançada é orientada no sentido de aprimorar e ampliar seus conhecimentos através de técnicas diversas, priorizando o desenvolvimento educativo, humano e sociocultural.

Na oficina "Pintando Com Formas Pré-Definidas" deste domingo, às 16h, os pequenos realizam pinturas por meio do jogo de dados e formas pré-definidas, utilizando monocromia e policromia, tendo como referência a obra do artista visual francês François Morellet (1926 – 2016).

Para participar, basta se inscrever na Central de Atendimento do Sesc. Para a inscrição, é necessário apresentar documento da criança. As vagas são limitadas.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.