Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vacinação contra gripe atinge 59% do público-alvo, segundo VEM

Da Redação

Em 14/05/2018 às 16:04

Até o momento, os idosos lideram a procura pela imunização, com 71,01% do grupo vacinado em Prudente

(Foto: Arquivo/Secom)

Nesta segunda-feira (14), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente divulgou o balanço da campanha contra gripe, que atingiu apenas 59,62% do público-alvo. A vacinação segue até 1º de junho.

Segundo a VEM, os dados incluem o trabalho de vacinação no “Dia D”, realizado sábado (12), em 28 unidades de saúde da cidade. "Até o momento a campanha atingiu 59,62% do público-alvo total, que é estimado em 51.524 pessoas, a serem vacinadas contra gripe influenza", diz a supervisora da VEM, Elaine Bertacco.

Até o momento, os idosos lideram a procura pela imunização, com 71,01% do grupo vacinado em Prudente. A adesão à campanha também é vista entre puérperas (59,60%) e trabalhadores da saúde (65,84%).

De acordo com a supervisora, estão previstas novas ações para que seja atingido o público-alvo da campanha, em especial aqueles que tiveram baixa adesão que são: crianças (31,85%) e gestantes (34,96%). "Recentemente, confirmamos um caso positivo em gestante, que é uma moradora do Jardim Estoril de 36 anos", lembra.

A campanha contra gripe segue em todaas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), com atendimento das 7h30 às 17h.

Quem deve receber a vacina?

Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.