Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Reeducandos revitalizam Lar Aconchego de Venceslau

Da Redação

Em 18/05/2018 às 15:00

Ação decorre do curso de capacitação profissional pelo Programa Via Rápida Expresso

(Foto: Cedida/AI)

Há quase um mês, cerca de 20 reeducandos do regime semiaberto da Penitenciária “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau vêm se empenhando em dar uma cara nova à Associação Comunitária “Lar Aconchego”. O trabalho é fruto do curso de pintor, que leva qualificação profissional aos estabelecimentos prisionais, pelo Programa Via Rápida Expresso, e que tem beneficiado diversos órgãos do município, desta vez, esta entidade que atende crianças em situação de vulnerabilidade social.

A ação tem promovido melhorias na estrutura do prédio, onde estão abrigados os menores. Segundo o diretor da penitenciária, Marcos Donizete Pereira, o serviço proporcionou aos reclusos mais uma oportunidade de ressocialização. "Com um aprendizado profissional que possa ser colocado em prática quando ganharem a liberdade. Embora seja esta a primeira vez que execute pintura no local, em outra oportunidade, a penitenciária já havia cedido mão de obra prisional para auxiliar a troca do telhado da instituição", explica.

O trabalho dos reeducandos contribui para o aprimoramento dos serviços da entidade e melhor atendimento às crianças, além de gerar economia, pois tanto a mão de obra quanto os materiais utilizados foram oferecidos gratuitamente por intermédio do Programa Via Rápida Expresso, do Governo do Estado de São Paulo.

O Lar Aconchego atende cerca de 20 crianças, com idade entre 03 e 17 anos, e é mantida com recursos de subvenção municipal e doações da comunidade. No entanto, vêm tentando ampliar essas parcerias e participar de convênios com o Governo Estadual e Federal.

O local proporciona assistência e amparo necessários ao desenvolvimento dos menores, com o apoio de voluntários, doações e do programa de “apadrinhamento”, onde famílias da comunidade realizam visitas às crianças e passam finais de semana com elas para que não percam o sentimento de vínculo familiar em ambiente acolhedor.

Alguns professores da comunidade vão ao local auxiliar os abrigados em tarefas escolares e atividades esportivas como balé, natação, entre outras, além de atendimento médico, psicológico, psiquiátrico e de assistência social.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.