Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Taxímetros são verificados em PP; faltosos serão autuados

Mudança de tarifa no município também será aferida. Ação é obrigatória a todas as categorias de táxi

Da Redação

Em 18/05/2018 às 15:22

Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta

(Foto: Arquivo)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) fará a verificação anual obrigatória da frota de táxis de Presidente Prudente, a partir de segunda-feira (21). A previsão é que sejam verificados 160 taxímetros até o dia 25, quando termina o prazo para a inspeção. Os motoristas faltosos serão autuados pelo órgão.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular terão 10 dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão, alerta o Ipen-SP. A verificação visa garantir o funcionamento do taxímetro conforme as normas e padrões do Inmetro.

Após a inspeção visual, os fiscais percorrem 1 km com o veículo, nas bandeiras 1 e 2, e comparam a quilometragem rodada com o valor em reais registrado para determinar se o instrumento marca corretamente.

Taxímetros verificados recebem o lacre amarelo do Inmetro e o selo de verificação válido até 2019, colocado no dispositivo luminoso do instrumento, na parte interna do veículo no lado do passageiro

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos: alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura; certificado de propriedade do veículo; certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao último exercício; GRU quitada; comprovante de endereço; guia de serviço fornecida por oficina credenciada.

Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do IPEM-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.

Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2019”.

Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta "verificado até 2018", pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras 1 e 2 podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio do telefone 0800 013 0522 ou pelo e-mail [email protected].
 
Serviço

Os taxistas deverão comparecer na sede do IPEM-PP, que fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1.632, Centro. Os trabalhos serão realizados das 8h às 11h. O agendamento deve ser feito pelo site: www.ipem.sp.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (18) 3223-3011 ou (18) 3222-9275.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.