Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente registra primeira morte do ano por gripe H1N1

Vigilância revela mais quatro casos suspeitos da doença em análise

Da Redação

Em 29/05/2018 às 10:53

Campanha de Vacinação segue com números abaixo do esperado pela Vigilância Epidemiológica de Prudente

(Foto: Arquivo/EBC)

Nesta terça-feira (29), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirmou o primeiro caso de morte provocada pelo vírus da gripe Influenza A - H1N1 do ano. Trata-se de uma mulher de 22 anos, moradora da zona norte de Presidente Prudente.

De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, a vítima foi internada com suspeitas da doença no início da semana passada. "Mas evoluiu a óbito dois dias depois", comenta.

Outro paciente, 58 anos, também foi diagnosticado com H1N1. Morador da região central da cidade, ele já recebeu alta médica e está fora de risco, segundo a VEM.

"Há mais quatro casos suspeitos da doença sendo analisados pelo Instituto Adolpho Lutz", revela.

Atenção

Os sintomas do H1N1 são similares aos da gripe comum. Eles incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarreia e vômitos associados à enfermidade.

"A transmissão ocorre através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir", explica Elaine Bertacco.

A transmissão pode ocorrer por meio das mãos, após o contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de uma pessoa infectada.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.