Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Oeste Paulista registra 30 casos de sífilis congênita em crianças

Da Redação

Em 29/05/2018 às 17:23

Sífilis congênita é uma infecção grave que pode causar má-formação do feto, aborto ou até a morte do bebê

(Foto: Arquivo)

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 30 casos de crianças infectadas com sífilis congênita no Oeste Paulista, doença transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez. A previsão é de 90 casos até dezembro, de acordo com levantamento feito com base em pacientes avaliados no Hospital Estadual de Presidente Prudente, que atende 45 municípios do Estado de São Paulo.
 
O índice regional fica ainda mais alarmante se analisar o progresso da doença que consta na lista das negligenciadas pelo Ministério da Saúde. Entre 2000 e 2014, a média de infecção atingia quatro crianças por ano. Quantidade que se potencializou a partir de 2015, atingindo 54 casos; a partir daí, 2016 e 2017 somaram 89 casos.

Desta forma, a média que era anualmente de quatro passou a ser 48. “A sífilis é negligenciada tanto pelos agentes de saúde quanto pela população”, segundo o docente e pesquisador Dr. Luiz Euribel Prestes Carneiro. Ele ressalta a importância do acompanhamento às crianças feito pela pediatra Patrícia Rodrigues Naufal Spir.
 
A sífilis congênita é uma infecção grave que pode causar má-formação do feto, aborto ou até a morte do bebê. Essa preocupação visa identificar a doença durante o pré-natal, para melhor tratá-la.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.