Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente registra 12 novos casos de pessoas com Aids por mês

ROGÉRIO MATIVE

Em 04/06/2018 às 20:48

Estatísticas indicam que em cada 10 novos pacientes, oito são homossexuais e estão na faixa etária de 20 a 35 anos

(Foto: Arquivo/EBC)

Um aumento em novos casos de pessoas infectadas por HIV foi detectado pelo Ambulatório Municipal de Presidente Prudente. Em média, 12 registros são catalogados por mês na capital do Oeste Paulista.

Atualmente, o grupo mais vunerável ao contágio do vírus é o formado por jovens homossexuais. "Em Prudente, as estatísticas indicam que em cada 10 novos pacientes, oito são homossexuais e estão na faixa etária de 20 a 35 anos. Por isso. estamos focando na prevenção por meio do uso de camisinha”, afirma o coordenador do Programa DST/Aids, Jefferson Antônio Saviolo.

Segundo Saviolo, o ambulatório atende 889 pessoas com medicação antiretroviral. "A doença no país cresce entre homens que fazem sexo com homens, mudando o perfil, nos últimos dez anos, quando a proporção maior de caso era de transmissão heterossexual. Na comparação a 2006, observa-se aumento de 33% nos casos de transmissão de homens que fazem sexo com homens", explica.

Campanha

Neste mês, o município lançou a campanha "No amor também rola prevenção" com foco no Dia dos Namorados - lembrado no dia 12. "A campanha busca a conscientização por meio de divulgação em veículos de comunicação e outdoor, além de intensificar a distribuição de camisinhas nas Unidades Básicas de Saúde e ambulatórios da Secretaria Municipal de Saúde", fala.

Prevenção

Além de distribuir gratuitamente preservativos, são oferecidos tratamentos pós-exposição ao HIV, conhecidos como PEP. A PEP utiliza medicamentos antirretrovirais que agem evitando a sobrevivência e a multiplicação do vírus no organismo.

Serviço

O Programa DST/Aids fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.357. O telefone para mais informações é: 3221-1366.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.