Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Xaxado Novo resgata raízes árabes do forró em show no Sesc Thermas

Da Redação

Em 06/06/2018 às 09:17

Banda resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira

(Foto: Jimmy/Divulgação)

Como já dizia Luiz Gonzaga, ícone máximo do forró, antes da sanfona chegar ao sertão os forrós eram feitos com a rabeca. O instrumento com origem árabe e difundido no Nordeste já no século XVIII é uma das marcas do Xaxado Novo, grupo que se apresenta no Sesc Thermas de Presidente Prudente na sexta-feira (8), em mais uma noite de forró do projeto Rastasandália. O show tem início às 20h30, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes da apresentação.

A banda resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira e propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e árabes.

Além da rabeca, com violão e percussões, o grupo apresenta elementos do imaginário popular brasileiro em seu figurino, cenografia e sonoridades, resgatando a estética do cangaço e homenageando caboclos, vaqueiros e cangaceiros. A trupe ainda inova em sua instrumentação ao substituir a zabumba pelo davul, tambor de origem oriental muito utilizado nas festas populares do Leste Europeu.

Em suas pesquisas, que vão desde antigos temas de sanfonas de oito baixos até o sistema musical das escalas orientais (makams), passando pela dança do xaxado, popularizada pelo bando de Lampião, o Xaxado Novo funde ancestralidades e experimentações, retratando o que há de melhor na cultura nordestina de forma genuína e cativante.

Rastasandália

Em sua terceira edição, o projeto Rastasandália celebra por meio de diversas atividades, nas mais variadas linguagens, a rica cultura popular nordestina. A programação contempla apresentações musicais, oficinas de culinária e artesanato, literatura em cordel e espetáculos teatrais.

Os shows de sexta continuam ao longo do mês com o Dois Dobrado (15/6), Filpo e a Feira do Rolo (22/6) e Caju e Castanha (29/6). Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.