Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Mutirão do Lixo Eletrônico espera somar 635 toneladas

Da Redação

Em 08/06/2018 às 16:26

Mutirão objetiva o descarte adequado do lixo eletrônico e a proteção ao meio ambiente

(Foto: João Paulo Barbosa/AI Unoeste)

Em seu 10º ano, o Mutirão do Lixo Eletrônico espera manter a arrecadação de 60 toneladas. A ação é realizada neste fim de semana, em Presidente Prudente. Nesta sexta-feira (8), houve coleta nos distritos de Ameliópolis, Floresta do Sul, Montalvão e Eneida.

No sábado (9), a arrecadação será em dois pontos: o Parque do Povo e o Conjunto Habitacional Ana Jacinta. A expectativa gira em torno de 60 toneladas, considerando a média dos anos anteriores cuja soma supera 635 toneladas.

 No Parque do Povo, no espaço entre a Fundação Mirim e a TV Fronteira, será das 8h às 16h. No Ana Jacinta será das 9h às 13h, em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS). São cerca de pelo menos 300 pessoas, sendo mais de 200 estudantes de 19 cursos de graduação.

Os envolvidos na realização no mutirão estarão usando camisetas amarelas, em alusão à participação do Brasil na Copa do Mundo da Rússia. Como estímulo ao envolvimento da população novamente haverá distribuição de 3 mil papa-pilhas e cupons para sorteio de prêmios, a ser realizado no final do evento no Parque do Povo. A premiação é a seguinte: dez bicicletas, tablet, notebook e videogame. A arrecadação será de pilhas, celulares, carregadores, televisores, monitores e aparelhos eletrônicos em geral.

Como tem sido praxe, o e-lixo será retirado por empresa devidamente certificada pelos órgãos ambientais, em razão de promover a destinação correta da reciclagem, que é a Silcon Ambiental, de Cerqueira César, que estará disponibilizando, por sua conta, quatro carretas e as ecobags para separação e transporte do material.

A Prefeitura tem na Secretaria de Tecnologia da Informação (Setec) a liderança do evento que envolve outras secretarias e a empresa de economia mista Prudenco. O mutirão não recebe lâmpada, por ser um produto de logística reversa e que deve ser, conforme a legislação, descartado junto aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

Também estão programadas duas ações de educação ambiental, com trabalhos de artes utilizando lixo eletrônico.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.