Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projeto promove atendimento de cães de moradores de rua

Da Redação

Em 12/06/2018 às 09:38

Exames, vacinação, vermifugação e banho foram prestados por meio de parceria

(Foto: Gabriela Oliveira/AI Unoeste)

Nascido no Tucuruvi, na grande São Paulo, Nelson dos Santos, 58, já morou em Praia Grande e, há alguns anos, mudou-se para Presidente Prudente. Aqui, o pintor conheceu Lucia, com quem se casou e ficou junto por dois anos. “Infelizmente a gente não deu certo e eu tive que sair de casa. Foi aí que passei a morar na Praça Nove de Julho”, conta.

Foi nas ruas que Santos adotou o cão "Negão", que para ele não é apenas um animal de estimação. “Não sou dono dele, mas sim, amigo. Inclusive, quando estamos dormindo, se alguém se aproxima, ele começa a latir. É como se fosse o nosso protetor”, fala.

Para esse e outros animais dos moradores de rua, uma parceria entre a Unoeste e a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, por meio do Movimento Servos da Misericórdia e Pastoral dos Animais, promove um projeto de prestação de serviços gratuitos.

Quem também participou da atividade foi o colega de Santos, Wendeless Figueiredo, com o cachorro Torres. “É como se fosse meu filho de quatro patas, que me acompanha aonde quer que eu vá”, diz.

Sobre os serviços prestados aos pets, os dois moradores de rua ficaram impressionados. “Nunca vi o Negão deixar alguém dar banho nele, estou impressionado”, diz Santos. “Eles estão tão lindos e bem cuidados, muito obrigado por tudo que fizeram por nossos animais”, agradece Figueiredo.
 
“Os estudantes também auxiliaram na triagem dos animais e no banho dos pets. Já as vacinas foram doadas pela MSD Saúde Animal”, diz o docente de Medicina Veterinária, Dr. Yudney Pereira da Motta.
 
Acolhimento

Vanessa Cintra é da Pastoral dos Animais e relata que o Movimento Servos da Misericórdia ajuda os moradores de rua com roupas, alimentos e cobertores. “Esse público é muito amoroso com os seus animais, que são tratados como integrantes da família. Percebeu-se, então, a necessidade de prestar uma assistência para esses pets e foi aí que nos organizamos nesse projeto em parceira com a universidade”, pontua.
 
Ela comenta que, nesta primeira ação, além dos exames clínicos já foi agendada a castração dos animais. “Se os exames estiverem tudo certo, em breve os cães serão castrados. Além disso, servimos um café da manhã para os moradores, enquanto aguardavam o atendimento dos seus animais”, frisa.

Depois do banho, os pets também ganharam roupinhas confeccionadas pela pastoral.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.