Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Operação Echelon faz varredura em célula criminosa

Polícia Civil, MPE e SAP cumprem mandados de busca e prisões

Da Redação

Em 14/06/2018 às 11:04

Em ação conjunta, a Polícia Civil, Ministério Público e Secretaria de Administração Penitenciária deflagram, nesta quinta-feira (14), a Operação Echelon visando o combate de célula de organização criminosa paulista que atua em vários Estados e países vizinhos.

São cumpridos 59 mandados de busca e apreensão, além de 75 prisões preventivas em vários pontos do país, incluido a região de Presidente Prudente.

No Oeste Paulista, são cumpridos 15 mandados de prisão preventiva por participação na organização criminosa. Os envolvidos são presos de quatro unidades prisionais da região.

Onde tudo começou

A partir de fragmentos de manuscritos encontrados nos esgotos do Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau por agentes penitenciários, a Polícia Civil foi acionada para investigar, e, com a identificação técnica de sete líderes de organização criminosa, as investigações revelaram a existência da célula “Sintonia de Outros Estados e Países”.

Após 12 meses de investigações, foi constatado o envolvimento de 103 integrantes. Alguns, por já se encontrarem presos, terão os mandados cumpridos nas penitenciárias.

O grupo investigado é responsável por acirrar a disputa de facções, contabilizando elevado número de mortes. "A deflagração da operação também tem por finalidade investigar o envolvimento em outros homicídios e desaparecimentos de pessoas em todo o país, a partir de um domínio único dos líderes da organização que engendraram o esquema criminoso", diz a nota.

De Londrina para a região

Nesta manhã, a Polícia Civil do Paraná prendeu um possível líder da facção em Londrina. Ele é acusado de controlar as ações da organização criminosa no norte paranaense.

O preso será transferido para unidade penitenciária da região de Presidente Prudente.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.