Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Saiba como prevenir gripe e resfriado com a alimentação

Da Redação

Em 14/06/2018 às 17:14

Alimentação balanceada fortalece imunidade e pode combater a gripe

(Foto: Arquivo)

Com o tempo seco e as baixas temperaturas trazidas pelo inverno, o organismo gasta o dobro de energia para manter o corpo aquecido e funcionando em sua totalidade. Porém, com o clima propenso a infecções virais e resfriados, ficamos expostos a uma série de males que vem com a estação.

Adotando uma alimentação balanceada é possível reverter um quadro infeccioso e até mesmo prevenir o organismo de gripes e constipações que podem surgir.

Um dos alimentos mais eficazes na prevenção da influenza são as frutas cítricas. Por possuírem como principal base a vitamina C, elas estimulam os glóbulos brancos a combaterem agentes de infecção no corpo. As mais indicadas são morango, laranja, limão e kiwi.

Outras vitaminas importantes para a recuperação e prevenção de doenças virais, são a A, B e B12. Essas vitaminas em especial podem ser encontradas nos vegetais de folha e flores, como rúcula, espinafre, brócolis e couve-de-bruxelas.

Sobre os condimentos, muitos deles já são comumente utilizados na cozinha dos brasileiros. Por tradição, muitos dos nossos pratos levam a cebola e o alho, que são ingredientes ricos em selênio. Mineral responsável por equilibrar a imunidade, o selênio funciona como um potente antioxidante e melhora o fluxo sanguíneo, tudo isso proporcionando uma fortificação no sistema imune.

Na atuação dos grãos integrais, a vitamina que mais pode ser encontrada é a E, que atua no combate aos radicais livres e consequentemente no suporte ao sistema imunológico contra as infecções.

Sobre os grãos, alguns possuem baixo nível calórico e que podem ser agregados na alimentação favorecendo o combate as doenças e a proteção do corpo, ativando e fortalecendo os anticorpos, como aveia, cevada e o arroz integral.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.