Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com pífanos e rabeca, Banda Filpo e a Feira do Rolo se apresenta em PP

Em 20/06/2018 às 10:33

Grupo sobe ao palco da área de convivência do Sesc Thermas na sexta (22), às 20h30

(Foto: Sesóstris/Divulgação)

Com timbres de instrumentos peculiares, como rabeca, viola de 10 cordas dinâmica, pífanos e marimbau, a Banda Filpo e a Feira do Rolo se apresenta no Sesc Thermas de Presidente Prudente em mais uma noite de forró do projeto "Rastasandália". O grupo sobe ao palco da área de convivência da unidade a partir das 20h30.

A entrada é gratuita e os ingressos, limitados a dois por pessoa, podem ser retirados 1h antes da apresentação. Para se aquecer para o show, às 19h30, a professora Kinha Campos comanda uma aula aberta de forró.

"Filpo e a Feira do Rolo" surgiu da necessidade do músico Filpo Ribeiro em dar continuidade à sua pesquisa sobre o universo da rabeca, processo iniciado com o grupo Pé de Mulambo. Com o fim da banda, juntou-se ao músico e produtor paulistano Marcos Alma (com quem já havia produzido os dois CDs do Pé de Mulambo) para iniciar o novo projeto. A formação ficou completa com a chegada dos paraibanos Guegué Medeiros e Diogo Duarte.

O trabalho é essencialmente autoral, tendo ainda releituras de canções de domínio público e de artistas consagrados como Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Zé Ramalho e Alceu Valença. A sonoridade explora os timbres   de instrumentos peculiares como a rabeca, viola de 10 cordas dinâmica, trompete e pífanos, acompanhados por zabumba, triângulo e baixo.

As composições e arranjos se inspiram em gêneros e estilos que marcaram a formação musical da banda, sobretudo alguns ritmos nordestinos como forró, coco e samba de roda, além de outros ligados à cultura caipira do sudeste como o fandango caiçara, reiada (folia de reis), romaria do divino e lundus do norte mineiro.

Com o primeiro CD, intitulado “Contos da Beira D’água”, lançado em 2017, o grupo já realizou sua primeira apresentação na Europa neste mês, em Stuttgart, na Alemanha, participando do Festival Forró de Domingo. O quarteto ainda é finalista do Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria ‘Artista de Raiz Regional’, concorrendo com vários nomes da música brasileira como Yamandu Costa (RS), Zé Mulato e Cassiano (DF – Brasília) e Felipe Cordeiro (PA).

O projeto Rastasandália continua celebrando a cultura popular nordestina, ao longo do mês, com o show de Caju e Castanha (29/6), além dos espetáculos teatrais A Casa de Farinha do Gonzagão (27/6) e A Feira de Chico, Gonzaga e Jackson (28/6). Toda a programação é gratuita.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.