Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc traz plantas alimentícias, saci e teatro em projeto gratuito

Da Redação

Em 22/06/2018 às 09:07

Companhias Teatro de La Plaza e Teatro Por um Triz, ambas de São Paulo (SP), se unem para apresentarem o espetáculo "Águas de L’avar"

(Foto: Divulgação)

Com ações socioeducativas que inspiram e sensibilizam para a importância do ser humano religar-se à natureza, o projeto "Ideias e Ações para um Novo Tempo" promove atividades que propõem contato direto com protagonistas de experiências transformadoras da realidade, sob um olhar ético e sustentável, no Sesc Thermas de Presidente Prudente.

Dando início à programação, domingo (24), a oficina "Conhecendo a Natureza" propõe uma reintrodução das crianças ao contato com a natureza e às atividades em ambientes externos, para que elas se sintam estimuladas e à vontade para se divertir de forma ativa e independente nesses espaços.

Comandada pela Escola de Bushcraft e Interpretação Ambiental, de Penápolis, a atividade tem início às 14h. As inscrições são gratuitas e feitas na central de atendimento do Sesc, com vagas limitadas.

O grupo volta ao Sesc Thermas de Presidente Prudente nos dias 30/6 e 1°/7, sábado e domingo, para ministrar o curso Intepretação Ambiental, das 10h às 16h. “Interpretação Ambiental” é uma ferramenta de ensino e desenvolvimento pessoal que desperta os sentidos e a percepção em ambientes naturais por meio do conhecimento do patrimônio histórico, cultural e ambiental.

Saber identificar a fauna e a flora, entender de ecologia, geologia, história e mitologias são parte do processo desta atividade voltada a professores, educadores não-formais e estudantes interessados. O curso é sequencial e as inscrições podem ser feitas na central de atendimento do Sesc. As vagas são limitadas.

Já na próxima sexta-feira (29), às 15h, as companhias Teatro de La Plaza e Teatro Por um Triz, ambas de São Paulo (SP), se unem para apresentarem o espetáculo "Águas de L’avar", inspirado em “O Avarento”, de Molière.

Nesta versão, um grupo de cientistas encontra água, capaz de gerar vida e arte. Num acidente, o elemento se perde e um estranho personagem encontra a oportunidade para acumulá-la em benefício próprio.

O projeto chega ao final nos dias 30/6 e 1°/7, sábado e domingo, com mais três atividades. Responsável por duas delas, a empresa paulistana Mato no Prato realiza a oficina "Descobrindo as Panc" em dois momentos: no sábado, às 9h30, e no domingo, também no mesmo horário. Os participantes são apresentados às plantas alimentícias não convencionais (PANC) e podem manipular ou experimentar sabores e texturas diferentes, com a orientação dos especialistas.

Após conhecer as PANCS, no domingo, às 14h, o público pode aprender a preparar três receitas da época, utilizando as plantas: um petisco, um antepasto e uma geleia. Tudo isso usando flores, legumes e frutas.

O cantor, compositor e contador de histórias Paulo Freire encerra o projeto no domingo, às 16h. No show, Freire se junta a José Oswaldo Guimarães, presidente da Associação Nacional dos Criadores de Saci, que vai contar como está reintroduzindo o saci nas matas brasileiras e quais são os cuidados que devem ser tomados para quem quer criá-lo.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.