Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Mestre Valdeck de Garanhus apresenta teatro de mamulengos em PP

Da Redação

Em 23/06/2018 às 12:07

Artista pernambucano dá início ao espetáculo

(Foto: Divulgação/Joao Augusto Figueiredo)

Divertido e educativo, o Teatro de Mamulengos mantém viva uma das mais importantes formas de manifestação popular brasileira, e encanta desde as crianças até os mais idosos. Um de seus maiores representantes, com mais de 37 anos de carreira, o Mestre Valdeck de Garanhus apresenta no Sesc Thermas de Presidente Prudente o espetáculo "Lavagem de São João no Rio Tietê", neste domingo (24), a partir das 15h. A entrada é livre para o público em geral.

A peça conta a história sobre o ritual de lavagem da imagem de São João no Rio Tietê, que passa dentro de uma fazenda em Salesópoles, onde nasce o importante rio paulista, e narra como é realizada a benção sobre as águas e as colheitas. Tudo ilustrado por um trio de músicos com sanfona, zabumba e triângulo, que conduzem toda a brincadeira com marchinhas, baiões, xotes e muito forró.

O espetáculo ainda apresenta quadrilha, o boi do maranhão e muita poesia, transformando a brincadeira em uma festa, onde atores, bonecos, músicos e plateia se juntam num ato poético, majestoso e de pura interação.

O nome “mamulengo” não possui origem definida, mas acredita-se que foi derivado da expressão popular “mão-molenga”, fazendo referência a habilidade manual dos mamulengueiros. Como em tantas outras manifestações da cultura popular nordestina, o Mamulengo revela de modo singular a rica expressividade do cotidiano da população da região. Por meio dos bonecos, o povo se identifica com suas alegrias e tristezas, seus temores e suas crenças.

Artista polivalente, Valdeck de Garanhus faz de sua arte um instrumento de educação e divulgação da cultura brasileira. Mamulengueiro – ofício a qual se dedica desde 1979 –, poeta, compositor, ator e artista plástico, suas obras integram inúmeras coleções particulares e o acervo do Museum Für Völkerkunde, em Frankfurt, na Alemanha, além do America’s Chamber of Commerce, de Nova Iorque, e o Brasilian American Cultural Institute, de Washinigton, nos Estados Unidos.

Oficina

Logo após o espetáculo, às 16h, o pernambucano Valdeck ministra a oficina de Isogravura para as crianças. Inspirada na xilogravura, arte e técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira, a isogravura propõe o fazer artístico da gravura em isopor, de uma maneira mais simples e rápida, bem como acessível a todas as crianças, sem ferramentas que ponham em risco sua segurança.

As inscrições podem ser feitas na central de atendimento do Sesc e as vagas são limitadas.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.