Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas promove atividades gratuitas para prevenção de quedas em idosos

Da Redação

Em 25/06/2018 às 09:42

Fisioterapeutas do Sesc demonstram técnicas para auxiliar os participantes a aprimorarem seu equilíbrio

(Foto: Divulgação)

O envelhecimento é uma das poucas certezas da vida. Esta fase inevitável é marcada por mudanças no corpo e novas limitações, como a redução da mobilidade ao realizar ações simultâneas, comprometendo o equilíbrio postural e favorecendo quedas.

Em Presidente Prudente, o Sesc Thermas promove Semana de Prevenção de Quedas, a partir dessa terça-feira (26), diversas atividades que abordam as causas e consequências de quedas em idosos, além das possíveis ações preventivas.

Para dar início à programação, o professor doutor da Unesp Prudente, Luis Alberto Gobbo, ministra a palestra "Limites e Possibilidades de Movimento e Prevenção de Quedas em Idosos" na terça-feira, às 15h.

Na conversa, são abordados os aspectos que levam os idosos a um maior risco de quedas, como a diminuição da sua percepção espacial e os fatores emocionais que os fazem ter medo de cair, bem como as causas que os levam a se arriscarem em movimentos que podem comprometer sua qualidade de vida diária.

Na quarta-feira (27), às 16h, os idosos podem participar da vivência "Percepção do Corpo e Equilíbrio". As fisioterapeutas do Sesc demonstram técnicas para auxiliar os participantes a aprimorarem seu equilíbrio e sua capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo.

Em seguida, na quinta (28), às 14h, os instrutores de atividades físico-esportivas do Sesc comandam a aula aberta "Corpo é Pra Dançar!", na qual os idosos podem experimentar vários estilos de dança e descobrir como os ritmos podem contribuir para a consciência corporal e o desenvolvimento de aptidões motoras.

Encerrando a campanha, na sexta (29), os instrutores ainda realizam uma oficina de "Jogos de Equilíbrio", às 17h, propondo um desafiador e divertido circuito de exercícios físicos para estimular a melhora do equilíbrio.

As atividades são gratuitas.

Números

A queda de idosos é um problema de saúde pública que cresce a cada ano no Brasil. Segundo dados da Universidade Federal de São Paulo, cerca de 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente.

Conforme levantamento do Ministério da Saúde, o número de internações de idosos na rede pública em razão de fraturas do fêmur, causadas principalmente por quedas, cresceu 37% entre 2000 e 2007.

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.