Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Após cinco datas, Prefeitura inaugura UPA da Zona Norte no sábado

Da liberação do recurso até abertura de unidade foram cinco anos

ROGÉRIO MATIVE

Em 28/06/2018 às 12:03

Prefeitura de Presidente Prudente confirma a data tão aguardada pela população depois de modificar o planejamento de inauguração por cinco vezes

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Após cinco anos de espera desde que foi anunciada a liberação dos recursos federais, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte deve ser, enfim, aberta para atendimento no próximo sábado (30).

Desta vez, a Prefeitura de Presidente Prudente confirma a data tão aguardada pela população depois de modificar o planejamento de inauguração por cinco vezes.
 
Segundo a Prefeitura, a abertura da unidade está marcada para as 10h de sábado. Para tal, comissionados, secretários e políticos ligados ao governo municipal ampliaram a divulgação da solenidade por meio das redes sociais nesta semana. A intenção é contar com a presença da população no evento.

Espera de cinco anos

A UPA Dr. Aloísio Muniz de Andrade, localizada na Rua Alvino Gomes Teixeira, esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, Jardim Guanabara, foi anunciada em 2013. Na ocasião, o Ministério da Saúde confirmou a liberação de R$ 4 milhões para a construção da unidade.

Desde lá, foram cinco datas previstas para inaugurar a UPA: 2016, durante a gestão do ex-prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã); fevereiro de 2017, março, maio  e junho deste ano, na gestão de Nelson Bugalho (PTB).

Na última projeção, a Prefeitura anunciou uma possível reestruturação da rede municipal de saúde, o que causou debates e protestos de vereadores.

Um dos argumentos utilizados pela atual gestão para a abertura e custeio da UPA, o quanto antes, foi a aprovação do reajuste da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP), porém, um descompasso na interpretação da lei fez com que ela seja cobrada apenas a partir de 2019.

Ou seja, desde este mês, a conta de luz não conta com a CIP descontada.

Simulação

Antes da inauguração, será realizada uma simulação com participação de funcionários da Secretaria de Saúde, Same 192, médicos do Hospital Regional e soldados do Corpo de Bombeiros.   

O objetivo é aprimorar os conhecimentos e fazer uma avaliação de todo trabalho implementado durante todo mês visando o atendimento da população na UPA da Zona Norte.

Haverá simulação de atendimento de pacientes vítimas de quedas e acidentes em geral, além de pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.