Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com nova UPA, Prudente terá quatro portas de entrada

Rede municipal é estruturada para atendimentos de urgência e emergência

ROGÉRIO MATIVE

Em 29/06/2018 às 10:06

População dos distritos de Ameliópolis, Floresta do Sul, Eneida e Montalvão também será beneficiada com a inauguração da unidade

(Foto: Arquivo/Marcos Sanches/Secom)

A partir de sábado (30), a cidade de Presidente Prudente contará com quatro portas de entrada para atendimentos de urgência e emergência. Além das unidades do Ana Jacinta, Cohab e Jardim Santana, a população poderá contar com a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara, que será inaugurada após longos cinco anos desde o anúncio da liberação dos recursos pelo Governo Federal.

Aguardada pelos moradores da Zona Norte desde 2016, a Upa do Guanabara atenderá ainda os bairros Brasil Novo, Parque Alexandrina, Jardim Jabaquara, Parque Primavera, Castelo Branco, Bela Vista, Tapajós, Cremonezzi e o maior conjunto habitacional do município: o João Domingos Netto.

A população dos distritos de Ameliópolis, Floresta do Sul, Eneida e Montalvão também será beneficiada com a inauguração da unidade.

Espera de cinco anos

A UPA Dr. Aloísio Muniz de Andrade, localizada na Rua Alvino Gomes Teixeira, esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, Jardim Guanabara, foi anunciada em 2013. Na ocasião, o Ministério da Saúde confirmou a liberação de R$ 4 milhões para a construção da unidade.

Desde lá, foram cinco datas previstas para inaugurar a UPA: 2016, durante a gestão do ex-prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã); fevereiro de 2017, março, maio  e junho deste ano, na gestão de Nelson Bugalho (PTB).

Rede ampliada

Agora, Prudente contará com quatro portas de entrada de urgência e emergência: UPAs do Guanabara e Ana Jacinta, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam como Pronto-Atendimento (PA) do Jardim Santana e Cohab.

Em relação as UBSs do Jardim Santana e Cohab, o atendimento segue de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Nestes locais, os PAs funcionam de segunda a sexta, das 19h às 7h; aos sábados e domingos, abertos 24 horas initerruptamente.

A manutenção das quatro unidades ocorreu após vereadores e população protestarem contra uma possível reestruturação da rede municipal de saúde, anunciada este ano. A justificativa era que a Prefeitura não conseguiria manter as UBSs da Cohab e Santana funcionando 24 horas.

Um dos argumentos utilizados pela atual gestão para a abertura e custeio da UPA da Zona Norte, o quanto antes, foi a aprovação do reajuste da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP), porém, um descompasso na interpretação da lei fez com que ela seja cobrada apenas a partir de 2019.

Ou seja, desde este mês, a conta de luz não conta com a CIP descontada.

O que muda

Com a inauguração da UPA, que já começa a atender no sábado, a partir das 14h30, a UBS do Jardim Guanabara seguirá funcionando apenas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.