Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

UPA do Guanabara registra média de 400 atendimentos por dia

Da Redação

Em 04/07/2018 às 10:16

Apenas nos dois primeiros dias completos de atendimento, 850 pacientes passaram pela UPA

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Com apenas quatro dias de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Aloísio Muniz de Andrade, localizada no Jardim Guanabara, tem tido fluxo intenso de pacientes desde a sua inauguração, na tarde do último sábado (30). A média é de 400 atendimentos por dia.

Com capacidade para receber até 9 mil pacientes por mês, a UPA da Zona Norte será referência para bairros populosos como Brasil Novo, Humberto Salvador, João Domingos Netto e os distritos.

Apenas nos dois primeiros dias completos de atendimento, 850 pacientes passaram pela unidade de Saúde, sendo aproximadamente 350 no domingo (1º e 500 na segunda-feira (2).

Conforme a enfermeira coordenadora da unidade, Zuleica Preti, a equipe é composta por 80 profissionais, que trabalham em escalas para manter o serviço em funcionamento 24 horas por dia.

Com a nova UPA, o município conta agora com quatro portas de entrada para urgência e emergência – além dela, há ainda a UPA do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, o Pronto Atendimento da Cohab (Cohabão) e do Jardim Santana.

“É importante ressaltar que é a UPA é um serviço dedicado a atender urgência e emergência, como um Pronto Socorro municipal. Casos mais simples devem continuar a ser direcionados para a Unidade Básica de Saúde (UBS)”, esclarece a coordenadora.

Estrutura disponível

Com 1.860 m² de área construída, a UPA da zona norte é 360 m² maior do que a unidade do Ana Jacinta. Conta com sala de raio-x, eletrocardiograma, salas de inalação, medicação, sutura, curativos e farmácia. A unidade também dispõe de cinco consultórios médicos, salas de observação com seis leitos masculinos, seis leitos femininos e sete pediátricos.

Na sala de emergência, o acesso é pela entrada lateral, com capacidade para atender até sete pacientes simultaneamente. O prédio ainda reserva espaço para necrotério, almoxarifado, vestiário e copa para funcionários e setores administrativos.

Homenagem

A UPA da Zona Norte carrega o nome do doutor Aloísio Muniz de Andrade, falecido em 2016, aos 52 anos. O médico era formado pela Universidade Federal de Rio Grande (RS), com residência em Clínica médica no Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira (SP) e residência em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de São Paulo.

A homenagem foi sugerida por representantes da classe médica prudentina.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.