Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Venda da Cesp destrava concessão de hidrelétrica na região

Governo publica edital; leilão de hidrelétricas será em outubro

ROGÉRIO MATIVE e Agência Brasil

Em 09/07/2018 às 16:13

Usina de Primavera tem a barragem mais extensa do Brasil, com 1.540 megawatts (MW) de potência instalada

(Foto: Arquivo)

Em outubro, será realizado o leilão da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), que engloba três usinas hidrelétricas. Entre elas a de Porto Primavera, em Rosana.

No sábado (7), o Governo do Estado publicou o edital de venda do controle acionário da Cesp. A privatização permitirá a renovação da concessão, por 30 anos, da Usina de Porto Primavera, localizada no Rio Paraná, no Pontal do Paranapanema. A usina tem a barragem mais extensa do Brasil, com 1.540 megawatts (MW) de potência instalada.

O leilão, que vai ser em lote único, já tem data marcada. A sessão pública será às 14h do dia 2 de outubro. Segundo o edital, o preço mínimo para o lote é R$ 14,30 por ação.

A Cesp é sociedade de capital aberto, concessionária de serviço público de geração de energia elétrica no estado. Atualmente, aproximadamente 40% das ações da geradora de energia pertencem à administração estadual.

A companhia foi constituída em 5 de dezembro de 1966, como Centrais Elétricas de São Paulo, a partir da fusão de 11 empresas de energia elétrica.

A companhia opera, no total, com três usinas hidrelétricas: Jaguari, Paraibuna e Porto Primavera. Juntas, somam 1.654,6 MW de capacidade instalada e 1.056,6 MW de garantia física de energia. Ao todo, são 18 unidades geradoras envolvidas na operação.

Liminar impedia concessão

Em maio, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região derrubou a liminar que suspendia o processo de renovação do contrato de concessão da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera.

A decisão destravou o processo de aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que analisa a minuta do novo contrato de concessão da usina.

Conforme publicou o Portal, uma liminar concedida pelo juiz da 2ª Vara Federal de Presidente Prudente, Newton José Falcão, determinou a suspensão do processo de renovação do contrato de concessão da hidrelétrica até a realização de, no mínimo, uma audiência pública presencial em Rosana, onde está localizada a sede da usina.

A ação popular foi movida por eletricitários do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Campinas (Sinergia).


 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.