Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Hospital Regional registra 509 casos de hepatites virais em sete meses

Da Redação

Em 10/07/2018 às 19:00

Tiipos B e C da doença são considerados crônicos e não apresentam sintomas ao paciente

(Foto: Ilustração)

O Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” participa, até o fim do mês, da campanha “Julho Amarelo”, com o objetivo de intensificar a conscientização da população para as hepatites virais, principalmente dos tipos B e C. Neste ano, já foram 509 casos diagnosticados da doença.

Os dois tipos de hepatite são considerados crônicos e agem de forma silenciosa no portador. "Por isso, a necessidade de realizar testes rápidos que possam agilizar o inicio do tratamento", alerta o infectologista do HR, Alexandre Portelinha.

A Hepatite B pode ser transmitida através de relações sexual sem o uso do preservativo. Já a Hepatite C é transmitida através do contato com o sangue de alguma pessoa infectada pelo vírus, como por exemplo, no uso de drogas injetáveis.

Para se prevenir do tipo B da doença, as principais recomendações são: a utilização do preservativo nas relações sexuais e a vacinação, que é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde. Já para se proteger da hepatite C, deve-se evitar o contato direto com o sangue de possíveis infectados.

A doença age de forma silenciosa. “Pelo fato da vacinação contra a Hepatite B ser algo recente, devem realizar os testes principalmente as pessoas com mais de 45 anos que se expuseram a alguma das formas de contágio”, orienta Portelinha.

Os exames são oferecidos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Prudente.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.