Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Oficinas ensinam a criar móveis utilizando shape de skate em PP

Da Redação

Em 12/07/2018 às 14:04

Atividade é ministrada pelo skatista e artesão paulistano Radamés Goés, que ainda ensina a construir seu próprio shape

(Foto: Radamés Góes/Cedida)

Em momentos de mar sem ondas, os surfistas californianos da década de 1950 queriam arrumar algo para fazer. Assim, surgiu a ideia de pegar pranchas de madeira e colocar algumas rodinhas de patins embaixo, dando origem ao skate.

Além de apresentar a história do esporte, o skatista paulistano Radamés Goés ensina o público do Sesc Thermas de Presidente Prudente, neste fim de semana, a criar seu próprio shape de skate artesanal e a como reutilizá-los para móveis.

Com início às 13h de sábado (14), a primeira oficina propõe que os participantes usem a criatividade para produzirem os próprios shapes passando por todo o processo: desenvolvimento do projeto, escolha de materiais, técnicas usadas para corte, ferramentas, moldes, furações, lixas, acabamentos e pintura da peça. Para participar, basta se inscrever na central de atendimento do Sesc. As vagas são limitadas.

Skatista desde os 13 anos e dono de uma fábrica de skates artesanais há 20 anos, Radamés conta que além de ensinar as técnicas de construção do shape de skate, a oficina tem o intuito de apresentar a trajetória da história do esporte.

“Quero propor uma viagem no tempo pra galera, voltar ao passado para contar a história da evolução do skate. Desde quando os surfistas pegaram suas pranchas, colocaram rodas embaixo e envergaram a borda”, explica.

A vontade de atuar como artesão nasceu logo no início da carreira de skatista. “Quando comecei a andar de skate, prestava atenção nos designs de cada shape, nos detalhes e tipos diferentes. Fiquei fascinado e decidi que queria fazer isso”, lembra.

Natural de Penapólis, Radamés também comanda a oficina Cadeira de Shape de Skate Usado, no domingo (15), às 13h. A aula promove aos participantes que desenvolvam a imaginação na construção de móveis funcionais, como uma cadeira, utilizando shapes com defeito de fabricação ou que foram descartados.

Tudo com foco na sustentabilidade, como esclarece o skatista. “As madeiras usadas são retiradas dos ecopontos, que são locais públicos de descarte seletivo de materiais diversos”, afirma.

Pista montada

Além de aprender a construir, o público também pode aprender a andar de skate em uma pista street montada no bosque da unidade, de forma divertida e com todos os equipamentos de segurança, além da monitoria necessária.

Quem já sabe mandar algumas manobras, pode participar da mesma maneira. A pista fica disponível no sábado e domingo, das 14h às 17h, gratuitamente e livre para todos os públicos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.