Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Praça Nove de Julho recebe releitura da peça de Shakespeare

Da Redação

Em 16/07/2018 às 14:04

Espetáculo é apresentado pelos gaúchos da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz

(Foto: Pedro Lucas/AI)

O Sesc Thermas de Presidente Prudente promove, na quarta-feira (18), às 16h, um espetáculo gratuito e apresentado ao ar livre. Encenado pelos porto-alegrenses da Tribo de Atuadores "Ói Nóis Aqui Traveiz", em plena Praça Nove de Julho, a peça "Caliban – A Tempestade" de Augusto Boal é uma versão do clássico “A Tempestade”, de William Shakespeare, e é criada a partir de uma releitura do dramaturgo e diretor Augusto Boal.

Com uma narrativa tomada pela música, canto e dança, mesclando movimentos de coro com ações acrobáticas, o espetáculo também é composto por cenas de humor e personagens clownescos.

A história é vista pela perspectiva de Caliban, metáfora dos seres humanos originários da América que foram dizimados e escravizados pelos colonizadores, representados pelo personagem Próspero.

A criação coletiva investe num movimento de cena dinâmica, com personagens excêntricos, adereços, figurinos com máscaras e bonecos. O grupo gaúcho se apropria da peça de Shakespeare e do pensamento do cubano Retamar para questionar a exploração da América do Sul pelo colonialismo europeu e para discutir a postura neocolonialista dos Estados Unidos.

Falar em Caliban como símbolo de nossa identidade e do teatro latino-americano, leva a companhia a explorar novos caminhos, novas categorias e a possibilidade de pensar e fazer teatro de outro modo. Implica em tornar visíveis as inumeráveis contradições e complexidades que configuram as sociedades contemporâneas marcadas pela ferida colonial.

Um dia antes da apresentação, na terça-feira (17), a Tribo promove a oficina "Desmontagem – Processo de Criação", na área de convivência do Sesc, às 19h30. Realizado por meio da desmontagem “Evocando os Mortos – Poéticas da Experiência”, criada por uma de suas atuadoras, Tânia Farias, a aula refaz o caminho do ator na criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea.

Constitui um olhar sobre as discussões de gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes, questões que passaram a ocupar centralmente o trabalho do grupo. Com vagas limitadas, as inscrições são feitas na central de atendimento do Sesc.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.