Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vítima de diabetes, morre radialista Tony Silva aos 55 anos

ROGÉRIO MATIVE

Em 19/07/2018 às 10:50

Afastado das ondas do rádio desde 2014, Tony Silva era conhecido por sua comunicação jovem e irreverente

(Foto: Arquivo)

Na madrugada desta quinta-feira (19), faleceu o radialista Jaci Antônio da Silva, mais conhecido no dial prudentino como Tony Silva, aos 55 anos. O comunicador estava internado há um mês no Hospital Regional de Presidente Prudente após complicações decorrentes da diabetes. O velório e enterro ocorrem em sua cidade natal, Tupi Paulista.

Afastado das ondas do rádio desde 2014, Tony Silva era conhecido por sua comunicação jovem e irreverente. A Rádio Comercial AM foi sua principal emissora, desde que chegou de Tupi Paulista. Por ela, permaneceu por mais de 20 anos. O locutor teve passagens ainda pelas rádios Difusora AM, Diário AM (atual Fronteira AM) e Onda Viva, onde fez seu último trabalho.

Internado desde 16 de junho no HR de Prudente, Tony Silva teve complicações decorrentes da diabetes. Neste período, sofreu parada cardíaca, insuficiência renal e infecção pulmonar. "O Hospital Regional de Presidente Prudente Dr. Domingos Leonardo Cerávolo informa que o paciente em questão deu entrada na unidade no dia 16 de junho, permanecendo sob acompanhamento médico e multiprofissional. Porém, seu estado de saúde evoluiu a óbito à 1h05 desta quinta-feira", informa o hospital.

Profissionalismo e competência

Com sua principal marca de unir pessoas, o rádio também foi o responsável por construir a amizade de Tony Silva com seus companheiros de microfone. Um dos grandes nomes do rádio AM de Presidente Prudente, Ananias Pinheiro ressalta o profissionalismo do amigo, quando acompanhou seu trabalho nas décadas de 80 e 90.

"Conheci o Tony Silva em 1984, quando entrei no mundo do rádio. Pude, ao longo do tempo, compreender o significado das palavras profissionalismo e competência. Confesso que, através da nossa amizade, aprendi muito com o Tony", relata.

"Infelizmente o dia a dia acabou nos separando. Eu o acompanhava de longe, torcendo pela sua vitória. Presidente Prudente perde um grande profissional e um excelente ser humano", lamenta Pinheiro.

Por 15 anos, Álvaro Portel trabalhou com Silva na Comercial AM e lembra a vocação do amigo para comunicar-se com o ouvinte. "Trabalhei com o Tony durante 15 anos. O admirava como um grande profissional antes mesmo de conhecê-lo como colega de trabalho. Sua vida sempre foi o rádio. Nasceu para a profissão. Tinha uma comunicação jovem e irreverente. Era um profissional sagaz e indiscutivelmente tinha um estilo próprio de fazer o rádio como nenhum outro", ressalta.

Autêntico

"Uma das características do Tony era a autenticidade. Ele era muito autêntico. Foi um mestre da comunicação. Difícil você ligar o nome dele com outra coisa que não for a comunicação. O Tony foi inteiramente ligado ao rádio", descreve o radialista Douglas Bezerra.

O comunicador, que atualmente trabalha como servidor público, lembra o "empurrãozinho" que Tony Silva deu em sua carreira. "Hoje é um dia muito triste. Em 1998, eu tinha o sonho de me tornar comunicador. E ele me convidou para acompanhar seus programas no estúdio. Desta forma, pude aprender um pouco e, depois, trabalhar no rádio. O Tony foi um grande amigo e grande companheiro. A falta dele me entristece", fala.

Sonhou com política

Em 2004, Tony Silva disputou uma vaga na Câmara Municipal de Presidente Prudente pelo PSB. Na ocasião, terminou o pleito como suplente conquistando 472 votos. "Voz marcante que passou por grandes meios de comunicação. Deixa um grande legado, uma voz que ecoa sempre pelas ondas do rádio", comenta o vereador Izaque Silva (PSDB).

Velório

O corpo será velado e sepultado em Tupi Paulista. O enterro está marcado para as 16h. Tony Silva deixa esposa e filho.


Nota do editor

Em 1998, com 15 anos, sonhava como todo garoto amante do rádio em empunhar um microfone por alguma rádio de amplitude modulada (AM) da cidade. E a minha vida na radiofonia teve início graças a uma pequena, mas importante e pontual, ajuda de Tony Silva, que informou da decisão do nosso amigo Douglas Bezerra em continuar na Rádio Cultura de Santo Anastácio. Com isso, fiz uma visita "surpresa" a Valter Rodrigues, que me deu a primeira oportunidade como repórter do programa "Comercial Esportes".

Em seguida, recebi todo apoio e incentivo de Tony Silva para seguir na emissora como repórter no jornalismo e, desta forma, ampliar meus conhecimentos, adquirir novas experiências e me formar como comunicador.

O rádio prudentino, o rádio AM e o Portal Prudentino estão de luto.

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.