Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Tupã ignora convicção pessoal e confirma pré-candidatura

Ex-prefeito volta atrás em decisão e disputará para deputado federal

ROGÉRIO MATIVE

Em 23/07/2018 às 11:50

Diferentemente da primeira reunião, quando anunciou sua intenção em concorrer a um cargo legislativo, Tupã não contou com a presença de algumas figuras políticas

(Foto: Cláudio Moreno/Cedida)

A decisão era irrevogável por achar que não era a hora de apostar em uma mudança no seu perfil político. Porém, o ex-prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã) voltou atrás e confirmou, nesse domingo (22), sua pré-candidatura a deputado federal pelo DEM.

Diferentemente da primeira reunião, quando anunciou sua intenção em concorrer a um cargo legislativo, Tupã não contou com a presença de algumas figuras políticas, como a do ex-deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). Desta vez, ocuparam destaque o prefeito Nelson Bugalho (PTB) e parte do secretariado da Prefeitura, além de amigos próximos.

A mudança de opinião ocorre após 50 dias, quando acreditava que ainda "não era a hora" de investir em uma candidatura ao Legislativo alegando desconforto em medida "irrevogável" após consulta a familiares e comunicado ao cacique do partido no Estado, Rodrigo Garcia, conforme noticiou o Portal.

Pedido de Garcia

Nesta segunda-feira (23), Tupã respondeu ao pedido de entrevista realizado pela reportagem durante a semana passada.

Segundo ele, a retomada da pré-candidatura foi devido a um pedido de Garcia. "A candidatura foi revertida após o DEM lançar o Rodrigo Garcia como vice [ao Governo do Estado]. Foi um pedido dele aliado ao o que poderemos fazer pela nossa região", comenta.

Fim de possível aliança e novo apoio

Com a retomada de sua pré-candidatura, Tupã se distanciou do PSDB e se reaproximou do PTB, seu antigo partido. Com os tucanos, por meio de interlocutores, buscava uma proximidade com Izaque Silva após sua desistência chegando a ajustes para futuras composições políticas. No fim de semana, Izaque Silva confirmou sua presença no pleito deste ano ao lado de Bragato.

Agora, o ex-prefeito abre espaço para receber maior apoio de seu pupilo político, Nelson Bugalho. Contudo, terá que dividir espaço com José Aparecido Lira (PR) e José Lemes Soares (PRB), que também devem concorrer à Câmara dos Deputados, segundo recente declaração do médico Antônio Ferrari (PV) ao Jornal Pio Pardo.

Possível obstáculo
 
Em sua caminhada por uma vaga em Brasília, Tupã pode enfrentar obstáculos provocados pela condenação, em primeira instância, devido a contratação do serviço de monitoramento de velocidade implantado em Presidente Prudente durante sua gestão como prefeito.

Em decisão do juiz da Vara da Fazenda Pública, Darci Lopes Beraldo, os envolvidos foram condenados na perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos, além de multa de R$ 100 mil, cada.

Desta forma, caso eleito, o ex-prefeito de Prudente corre o risco de perder o cargo em situação idêntica a de Bragato, em 2016.

Atualizada às 15h01 para acréscimo de informação
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.