Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vacinação contra raiva tem início na próxima semana em PP

Da Redação

Em 24/07/2018 às 18:07

Vacinação anual é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva em cães e gatos

(Foto: Arquivo/Secom)

Na próxima semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia os trabalhos de vacinação de cães e gatos em Presidente Prudente. O objetivo da campanha é imunizar mais de 50 mil animais contra a raiva, que também é transmitida a seres humanos.

A raiva, doença causada por um vírus, é letal ao ser humano. Em seu ciclo urbano, a mordida de cães e gatos é a principal forma de transmissão da doença para o homem. Entre os sintomas  nos animais estão: agressividade, com tentativas de morder pessoas, animais e objetos; salivação excessiva, com a boca aberta constantemente; dificuldade de engolir; perda de coordenação motora, convulsões, paralisia nas patas traseiras; morte.

A vacinação

A vacinação anual é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva em cães e gatos. A vacina antirrábica deve ser aplicada a partir dos três meses de idade, com reforços anuais.

Somente cães e gatos saudáveis devem ser vacinados, assim, animais com qualquer alteração clínica, por exemplo, diarreias, em tratamento ou convalescendo de doenças ou cirurgias devem aguardar a recuperação. Água e ração podem ser oferecidos normalmente antes e após a vacinação.

Cuidados

Quando for levar seu animal ao posto de vacinação, é imprescindível que os cães sejam conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal, sendo que cães bravos, de qualquer raça, devem utilizar focinheira adequada. Por sua vez, os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança. É importante que o proprietário do animal leve a carteirinha de vacinação.

Mordeu ou arranhou?

Em casos de acidente por mordedura ou arranhadura de cães e gatos, a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima. É necessário identificar o animal agressor para que avalie seu histórico de vacinação, eventuais sinais clínicos, bem como, a realização de observação, conforme o caso.

Serviço

Informações sobre os locais de vacinação e como realizar o procedimento o telefone do Centro de Controle de Zoonoses é: 3905-4220.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.