Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

HR de Prudente pode ampliar leitos com vagas em Anastácio

Gestora deve assumir gerenciamento da Santa Casa de Anastácio

ROGÉRIO MATIVE

Em 30/07/2018 às 10:50

Negociações entre Santa Casa e Associação São Francisco contam com participação da Prefeitura e Câmara

(Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Anastácio)

Ampliar a oferta de leitos sem construções. Em breve, o Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente deve contar com novas vagas para internação de pacientes utilizando a Santa Casa de Misericórdia de Santo Anastácio, que passa a ser gerida pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Após nove anos de "namoro", as negociações estão em estágio avançado.

Conforme apuração do Portal, a Santa Casa de Anastácio apresenta alto volume de atendimentos, porém, com baixo índice de internações. Desta forma, resultando em aproximadamente 50 leitos ociosos.

A ideia é desafogar o HR, que apresenta alta demanda em internações e falta de leitos devido a responsabilidade em atender todas as cidades da região e municípios fora do Estado de São Paulo. Contudo, ainda não ficou decidida a forma de encaminhamento de pacientes à Santa Casa, que serviria como uma extensão do HR.

Na semana passada, o assunto foi discutido durante reunião entre o presidente da Câmara Municipal, Jair da Pirâmide (PPS); prefeito Roberto Volpe (MDB); o provedor da Santa Casa de Santo Anastácio, Luiz Infante; e o diretor Administrativo do Hospital Regional, Frei Jacó.

Na ocasião, foram repassados três ofícios sobre a transição para nova gestão da Santa Casa, que serão encaminhados para a chancela do presidente-nato da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e superintendente do HR, Frei Francisco Belotti.

Namoro antigo

"Esse namoro vem desde 2009. É um sonho nosso onde acredito que a população será a maior beneficiada. Porém, estamos ainda em negociação e nada está certo. O Frei Jacó já visitou as dependências da Santa Casa, mas a palavra final é do Frei Francisco Belotti", diz a vereadora Lúcia Enfermeira (MDB).

Segundo ela, a unidade hospitalar poderá receber de média complexidade e desafogar o HR, que concentraria em casos de alta complexidade.

"É um hospital de médio porte com ótima estrutura. Os pacientes de daqui, Presidente Epitácio, Ribeirão dos Índios, Presidente Venceslau e Costa Machado, por exemplo, poderiam ser atendidos em Anastácio e, caso necessário, transferidos dependendo do caso", fala.

De acordo com a assessoria de imprensa do HR, essa ação é feita exclusivamente pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. “A Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus esclarece que até o presente momento não há nada definido a respeito do assunto. Foi recebido apenas uma solicitação por parte do Poder Executivo, Legislativo e da Provedoria da Santa Casa de Santo Anastácio", alega.

Atualizada para acréscimo de informações às 11h30 e 13h26
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.