Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas oferece aulas gratuitas de lutas e práticas corporais

Da Redação

Em 02/08/2018 às 11:18

Público poderá aprender técnicas de modalidades como Boxe, Judô, Muay Thai e Caratê

(Foto: ROGÉRIO MATIVE/Arquivo Sesc)

A partir de sábado (4), o Sesc Thermas de Presidente Prudente promove a uma série de aulas abertas de diferentes lutas e práticas corporais. Durante todo mês de agosto, mestres e professores apresentam ao público as técnicas de modalidades como Boxe, Tai Chi Chuan, Judô, Muay Thai, Caratê, Chi Kung e Liang Gong. As aulas são gratuitas e não necessitam de inscrição.

Realizadas a céu aberto, em meio às árvores do bosque do Sesc Thermas, as atividades já começam neste fim de semana com as aulas de Boxe, ministradas pelo professor prudentino Renan Ojeda Cilo.

Na vivência, que ocorre neste sábado e domingo (5), das 9h30 às 11h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h, os praticantes têm iniciação aos movimentos básicos da modalidade e aprendem como utilizá-los enquanto prática de atividade física saudável.

Também no sábado, o público tem a opção de aprender um pouco mais sobre a prática do Tai Chi Chuan, com o mestre Jim Kelly, de São José do Rio Preto (SP).

Arte marcial reconhecida também como uma forma de meditação em movimento, a técnica combina exercícios corporais milenares conhecidos como chi kung e tao yin, que envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da medicina tradicional chinesa. As aulas de Tai Chi seguem no domingo (5), e nos dias 11 e 12/8, sempre das 10h às 11h30.

Judô e Muay Thai

Uma das artes marciais mais praticadas em todo mundo, o Judô terá vez nos dias 11 e 12, das 9h30 às 11h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h, com os ensinamentos do professor Paulo Costa Júnior, de Presidente Prudente (SP).

Os participantes aprendem os movimentos básicos para iniciar na prática japonesa, por meio da pedagogia dinâmica, lúdica e sociabilização.

Nos dias 18 e 19, o fim de semana é de Muay Thai e Lian Gong. Arte marcial tailandesa com mais de 2000 anos de história, o Muay Thai atualmente é praticado como esporte em vários países e caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés.

Na aula, comandada pelo professor José Otávio, de Presidente Prudente (SP), os alunos têm o primeiro contato com os movimentos da modalidade, visando a prática saudável. As aulas ocorrem das 9h30 às 11h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h.

Já o Lian Gong, um dos primeiros sistemas de prática corporal oriental que integra a tradição milenar chinesa aos modernos conhecimentos da medicina ocidental, é uma técnica de exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a movimentação natural. A atividade ocorre das 10h às 11h30, novamente com o mestre Jim Kelly.

O rio pretense também apresenta ao público, nos dias 25 e 26, das 10h às 11h30, a técnica milenar chinesa de treino interior, o Chi Kung, que proporciona o equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual.

Ela resulta de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia (Qi) para tratar doenças promover a saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade.

Arte marcial

Por último, não poderia faltar o Caratê, arte marcial japonesa que significa “mãos vazias”, devido ao fato de o carateca utilizar apenas armas de combate naturais, como a visão, as mãos, os braços, o tronco, os pés e a inteligência.

Executada nos dias 25 e 26, das 9h30 às 11h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h, com o professor Carlos Augusto Carvalho Filho, de Presidente Prudente (SP), as aulas visam introduzir os interessados na arte da disciplina, que aumenta a coordenação motora, a concentração e desenvolve a capacidade cardiovascular, bem como a respiração.

De acordo com o monitor de esportes do Sesc Thermas, Daniel Yonashiro, a ideia das aulas é que o público tenha a oportunidade de experimentar diferentes tipos de modalidades de lutas, escolher a que gostar mais e passar a praticá-la no seu dia a dia. “Por isto que nós convidamos professores da cidade [com exceção do Jim Kelly], para que possam mostrar seus trabalhos e, justamente, para aqueles que se identificarem com alguma destas artes marciais saibam onde dar continuidade a essa prática”, esclarece.

Ainda segundo Daniel, as práticas são seguras, destinadas a todas as idades, independente da experiência ou não. “O objetivo é proporcionar estas aulas sem ter aquele contato agressivo que a gente tá acostumado a pensar quando nós relacionamos às lutas. Então, as pessoas vão poder praticar lutas sem necessariamente ter contato”, explica.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas no Sesc Thermas de Presidente Prudente, que fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. O telefone é: (18) 3226-0400.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.