Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Passeio ecológico será atração durante feira agropecuária

Da Redação

Em 02/08/2018 às 10:25

Além do passeio, será montado o tradicional estande, onde é mostrado ao público visitante da feira um pouco dos trabalhos desenvolvidos, bem como a comercialização de mudas arbóreas

(Foto: Cedida/AI)

Neste ano, a Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema (Pontal Flora) disponibilizará um bondinho que fará um passeio ecológico durante a 42ª edição da Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau (Faive 2018). O percurso será do recinto de exposições até a sede da Pontal Flora, sendo oferecido gratuitamente.

Além do passeio, será montado o tradicional estande, onde é mostrado ao público visitante da feira um pouco dos trabalhos desenvolvidos, bem como a comercialização de mudas arbóreas e plantas ornamentais.

“Já há alguns anos planejávamos uma ação de aproximar ainda mais o grande público visitante da Faive com a nossa Associação. Conseguimos este ano um bondinho e então poderemos colocar em prática esta atividade”, comenta o presidente da entidade, José Alberto Mangas Pereira Catarino.

De acordo com ele, o público alvo será preferencialmente formado por estudantes, crianças e pré-adolescentes, mas ressalta ser o passeio aberto a todas as idades.

No itinerário, o bondinho ambiental adentrará a Pontal Flora, localizada vizinha ao Recinto de Exposições “Alfredo Ellis Neto”, e passará pelas dependências do viveiro da associação, podendo o público conhecer a rotina da entidade, desde o processo de semeio em tubetes, passando pelas fases de germinação, crescimento e rustificarão das espécies nativas e exóticas cultivadas, até o acondicionamento das mudas destinadas ao plantio em campo.

Também no passeio, os visitantes conhecerão o arboreto com mais de 80 espécies de árvores - muitas delas nativas da região -, a lagoa de captação de água para reuso na irrigação do viveiro e o equipamento conhecido por “simulador de chuvas”, onde é mostrado os efeitos e impactos das águas pluviais em terrenos com cobertura vegetal e com a total ausência desta. Todo o trajeto terá o acompanhamento de colaboradores da Pontal Flora.

“Com o bondinho firmaremos mais um passo para que a importância da preservação do meio ambiente se consolide nas mentes das pessoas e que esta temática seja algo realmente presente em suas vidas, visando maior conscientização para a construção de um futuro sustentável para a nossa cidade e região”, prevê o presidente da Pontal Flora.

Serviço

O bondinho ambiental funcionará entre os dias 4 e 12 de agosto, com quatro saídas diárias, sendo duas no período da manhã e duas a tarde. O tempo estimado do passeio é de 60 minutos. O estande da Pontal Flora, situado próximo aos pavilhões de gado, funcionará todos os dias da mostra agropecuária, entre às 17h e 22h.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.