Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Curso busca aproximar família da escola e estimular paternidade responsável

Da Redação

Em 07/08/2018 às 14:48

Durante três meses, foram 10 encontros com duas horas de duração

(Foto: Secom)

Em Presidente Prudente, um curso busca aproximar as famílias de estudantes da escola onde frequentam e, ao mesmo tempo, estimular a paternidade responsável. Nesta quarta-feira (8), às 20h, será realizada a formatura da primeira turma do curso “Como Criar Seus Filhos”, realizado por meio do Programa Escola de Pais na Escola Municipal Vilma Alvarez Gonçalves.

A última edição do  curso foi realizada com pais de alunos da escola municipal, que fica no Jardim Paraíso. Durante três meses, foram 10 encontros com duas horas de duração no debate de temas sobre a educação das crianças sem agressão física ou outra forma abusiva de correção.

O programa surgiu por meio do decreto municipal assinado em 2013, sendo inicialmente implantado nas escolas municipais José Carlos João, João Ceribelli Pacca e Odete Duarte da Costa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o objetivo é criar mecanismos de interação entre a escola, família e sociedade visando a proposta de políticas públicas para o fortalecimento de vínculos, atitudes e comportamentos compatíveis com a construção de uma atitude cidadã voltada para a harmonia e convivência social.

Segundo a diretora da escola e a coordenadora dos encontros, Sirlei Aparecida Gomes dos Santos Oliveira, o Programa "Escolas de Pais" prevê três etapas de desenvolvimento: Formação Humana, Vivências em Oficinas, – Promoção Socioeducativa.

“A proposta tem participação das demais secretarias do município com ações intersetoriais, agregando ainda o envolvimento da sociedade civil, outras instituições educativas, organizações não governamentais entre outros órgãos interessados", afirma.

Ela explica que as famílias que frequentaram o curso têm oportunidade de aprender estratégias de como treinar habilidades básicas, como conversar com a criança sem o clássico ”sermão” que , segundo afirma, não produz resultado adequado. "O curso também resgata valores como amor e amizade, respeito aos mais velhos, amigos e irmãos, o respeito à propriedade alheia", reforça.

A secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, adianta que o programa deverá ser lançado com uma nova abordagem até o fim do semestre. "É uma ferramenta importante, que tem o objetivo de, na medida em que aproxima escola e família, sob o apoio da sociedade, trabalhar as relações familiares como forma de preparar melhor o aluno em suas relações sociais e de aprendizagem", comenta.

“Desenvolvemos um trabalho coletivo e interativo entre a sociedade, família e comunidade escolar, incluindo os pais ou responsáveis pelo aluno na dinâmica da escola,  estimulando a efetiva atuação desta na formação ética e cidadã dos alunos”, afirma a secretária.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.