Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em Prudente, oficina gratuita ensina a arte de contar histórias

Da Redação

Em 13/08/2018 às 09:51

Oficina tem o intuito de promover formação para a contação de histórias

(Foto: Sté Frateschi)

A arte milenar de contar histórias não só estimula o interesse pela leitura em crianças, jovens e adultos, como também promove a celebração do encontro com o próximo. Mas, as histórias só existem porque há quem as conte.

Em Presidente Prudente, o Sesc Thermas realiza a oficina "A Arte de Ouvir e Contar Histórias" nesta semana. A atividade será ministrada nos próximos dias 14, 15 e 17 (terça, quarta e sexta) pela atriz, contadora de histórias e arte-educadora Poliana Savegnago, de Ribeirão Preto.

As aulas ocorrem das 18h30 às 21h30 e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc, com vagas limitadas.

A oficina tem o intuito de promover formação para a contação de histórias, na qual os seguintes tópicos são abordados: estruturas narrativas, formas de apresentação da história, obras da literatura e do imaginário popular e a constituição de um repertório pessoal.

Na atividade, são vivenciadas as ferramentas para a capacidade de poder criar uma envolvente história, descobrindo, assim, que eficaz instrumento pode ser a contação de histórias na educação.

Poliana é bacharel em Artes Cênicas e possui especializações em cursos do Instituto Brincante (do multiartista Antonio Nóbrega) e da Unicamp. Além de contação de histórias, ela ministra aulas de danças e brincadeiras populares para Educadores, pela consultoria pedagógica “Tantas Palavras”, por todo o Brasil.

Entre as atividades de formação que já participou, destacam-se “Pulso-Presença – princípios da tradição popular aplicados às artes cênicas”, com Helder Vasconcelos (2010); “O Impulso na Voz e no Corpo”, com Renata Rosa (2009 e 2010); “Manual e Guia do Palhaço de Rua”, com Fernando Cavarozzi (Argentina, 2008); “Dança-Teatro”, com Karina Olla (Holanda, 2006).

A contadora é integrante do grupo Engasga Gato, formado há 11 anos, em Ribeirão Preto, e que conta com diversas premiações ao longo de sua existência, como o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2012, além de indicações aos prêmios de Melhor Espetáculo Infanto – Juvenil e Melhor Espetáculo apresentado no Interior Paulista (2010), também pela Cooperativa Paulista de Teatro.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.