Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

De cada 10 fumantes, cinco largam vício por meio de projeto prudentino

Da Redação

Em 13/08/2018 às 22:25

Ação ocorre desde 2016; inscrições estão abertas e têm vagas limitadas

(Foto: Gabriela Oliveira/AI Unoeste)

O planeta tem 1,1 bilhão de fumantes adultos, ou seja, uma em cada cinco pessoas no mundo é fumante. Esses dados foram divulgados em um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), em que se afirma ainda, que o fumo mata 7 milhões de pessoas por ano.

Desde 2016, o Programa de Intervenção e Tratamento para População Tabagista atendeu 130 pessoas em Presidente Prudente. Do total, 55% parou de fumar, ou seja, para cada 10 fumantes, cinco largaram o vício.
 
Idealizado pelo curso de Fisioterapia da Unoeste, o projeto está com as inscrições abertas para novos participantes. Podem integrar a ação, todos os tabagistas que têm o desejo de parar de fumar, independente da idade.

Em 2017, Cirso Honório de Aquino, 54, participou da iniciativa e, no próximo mês, comemora um ano sem fumar. “Desde muito novo mantive contato com o cigarro que era enrolado na palha com fumo de corda pelo meu pai”, diz.

Com a chegada da juventude, o cigarro tornou-se um hábito mais intenso. Fumante por 42 anos, Aquino revela que já chegou a consumir 45 maços por mês, uma média de 30 cigarros por dia. “Teve uma época que era considerado lindo fumar, estar com um maço no bolso era indicação de status”, lembra.
 
Ele relata ainda, que trabalha com manutenção hospitalar e, por conta da profissão, já presenciou muitas situações de pessoas doentes do pulmão por conta do vício. “Por várias vezes, tentei parar de fumar sozinho, mas não conseguia, ficava nervoso e estressado e acabava voltando ao hábito”.

Foi então, que integrou o projeto da universidade. “Essa experiência foi muito positiva em minha vida. Fiz parte de um grupo em que todos buscavam o mesmo objetivo. Posso afirmar que, a força de vontade e o apoio dos acadêmicos e docentes, aumentam em até 99%, as chances de parar de fumar”, pontua.
 
Cronograma

 O processo de triagem segue até sexta-feira (17) ou até durarem as vagas, que são limitadas. Os interessados devem comparecer à Clínica de Fisioterapia para triagem, das 7h30 às 12h e das 13h10 às 18h.

De acordo com a coordenadora do programa, professora Ana Paula Coelho Figueira Freire, essa primeira etapa consiste em avaliações e aplicação de questionários para a determinação dos hábitos tabagísticos dos indivíduos que desejam participar do projeto.

 “Esse procedimento simples de aproximadamente 30 minutos. Após esse processo, o paciente já pode ser inserido no tratamento que terá início a partir do dia 21 de agosto, das 17h30 às 18h30”, explica a docente.
 
Ana Paula acrescenta que o projeto trabalha com uma equipe interdisciplinar que engloba outras graduações como a Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Fonoaudiologia, Nutrição e Estética. “Adotamos tratamentos recomendados pelo Ministério da Saúde que envolve as terapias comportamental e farmacológica. A associação destas duas condutas já foi cientificamente comprovada como a mais efetiva para o tratamento do tabagismo”, conclui.
 
Serviço


A Clínica de Fisioterapia está localizada no campus I da universidade, no bloco E, próximo à Rua Kametaro Morishita, Jardim Bongiovani. Mais informações pelo telefone (18) 3229-1086.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.