Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas promove atividades no Festival Literário de PP

Da Redação

Em 24/08/2018 às 09:34

Com arranjos originais, intercalados a levadas e refrãos marcantes, o grupo mineiro se apresenta no Teatro Paulo Roberto Lisboa

(Foto: Juka Tavares)

A partir desta sexta-feira (24), o público pode desfrutar de diversas atividades culturais pelo Festival Literário de Presidente Prudente (FLITPP), no Centro Cultural Matarazzo. Parceiro do evento, o Sesc Thermas de Presidente Prudente estará presente com um estande e centenas de títulos do Edições Sesc, além de promover vivências, shows e bate-papos, tudo gratuitamente.

Realizado pela Secretaria de Cultura e com apoio cultural do Sesc, o festival tem início com o conjunto de oficinas "Fala Prudente!".

São três vivências poéticas com o intuito de fazer ouvir, tornar concreta e visual a fala de cada um dos participantes, suas histórias de vida e uma abordagem capaz de provocar reflexão.

Na primeira, às 19h, o resultado da vivência é a confecção de 30 camisetas personalizadas com os poemas gerados ou propostos pelos participantes.

No sábado (25), às 15h, a atividade resulta na produção de 100 lambe-lambes e, no domingo (26), também às 15h, a oficina é finalizada com a organização e impressão de 50 fanzines dos poemas e das artes visuais criados ao longo dos três encontros, com distribuição para o público.

A parte musical da programação, no sábado, fica por conta da banda Porcas Borboletas. Com arranjos originais, intercalados a levadas e refrãos marcantes, o grupo mineiro se apresenta às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa. As letras do sexteto, além de poéticas, expressam uma visão de mundo um tanto quanto bizarra: ironia, amor e humor, no calor da madrugada.

A banda nasceu em Uberlândia (MG), e já passou por cidades como Buenos Aires (Argentina), Paris (França) e Londres (Inglaterra), onde se apresentaram no Festival Southbank Centre, em uma programação que contou com Arnaldo Antunes, Maria Bethânia, Mutantes e Gilberto Gil.

Em 2013, o grupo lançou o terceiro disco, que leva o nome da banda e dá sequência à discografia composta pelos álbuns ‘A Passeio’ (2009) e ‘Um Carinho com os Dentes’ (2005).

Tornando vivos os ambientes da festa e da estrada, a sonoridade do disco entrecruza faixas dançantes, rocks crus, climas intrigantes e toques de experimentalismo. Tudo isso sem perder a coesão e unidade de uma obra.

O Teatro Paulo Roberto Lisboa também será palco para o show da Banda Municipal Maestro Júlio de Castro, no domingo, às 20h. A orquestra nasceu em 1947, em Tupã, formada pelo Maestro Júlio de Castro e seus sete filhos.

A orquestra faz dos metais sua marca com um repertório de clássicos do jazz e da música brasileira. Para ambos os shows, é necessário retirar os ingressos 1h antes da apresentação, no teatro.

O Sesc Thermas ainda promove o lançamento de livros da editora Edições Sesc, acompanhado de bate-papos com seus autores.

No domingo, às 19h, o escritor José Ildefonso Martins conversa com o público sobre o livro Big Bands Paulistas: Histórias de Orquestras de Baile do Interior de São Paulo, obra que registra em textos e imagens a atividade dos conjuntos orquestrais do interior do estado ao longo de mais de três décadas.

O autor também se debruça sobre o contexto sociocultural em que as orquestras estavam inseridas, em meio ao clima de desenvolvimento, euforia e otimismo que dominou o país entre as décadas de 1940 e 1970.

Outra produção debatida é o livro "A Leitura, Outra Revolução", na quarta-feira (29), às 18h. Cristiane Tavares, mestre em Literatura e Crítica Literária, fala mais sobre a compilação de conferências proferidas pela premiada autora argentina María Teresa Andruetto, ao longo dos anos 2000.

O livro tem como cerne a busca pela qualidade da leitura de crianças e jovens.


Serviço

Fala Prudente! – Vivência ‘Estampas Poéticas’
Dia 25, sábado, das 19h às 22h.
No Centro Cultural Matarazzo.
Grátis. Classificação indicativa: livre.

Fala Prudente! – Vivência ‘Confecção de Lambe-Lambe’
Dia 25 de agosto, sábado, das 15h às 18h.
No Centro Cultural Matarazzo.
Grátis. Classificação indicativa: livre.

Fala Prudente! – Vivência ‘Fanzine’
Dia 26 de agosto, domingo, das 15h às 18h.
No Centro Cultural Matarazzo.
Grátis. Classificação indicativa: livre.

Show – Porcas Borboletas
Dia 25 de agosto, sábado , às 20h.
No Teatro Paulo Roberto Lisboa – Centro Cultural Matarazzo.
Retirada de ingressos no local, 1h antes da apresentação.
Grátis. Classificação indicativa: livre.

Show – Banda Municipal Maestro Júlio de Castro
Dia 26 de agosto, domingo, às 20h.
No Teatro Paulo Roberto Lisboa – No Centro Cultural Matarazzo.
Retirada de ingressos no local, 1h antes da apresentação.
Grátis. Classificação indicativa: livre.

Lançamento de Livros Edições Sesc – Bate-Papo ‘Big Bands Paulistas: Histórias de Orquestras de Baile do Interior de São Paulo’
Com José Ildefonso Martins, autor do livro.
Dia 26 de agosto, domingo, às 19h.
No Teatro Paulo Roberto Lisboa – No Centro Cultural Matarazzo.
Grátis. Classificação indicativa: livre.

Lançamento de Livros Edições Sesc – Bate-Papo ‘A Leitura, Outra Revolução’
Com Cristiane Tavares, mestre em Literatura e Crítica Literária.
Dia 29 de agosto, quarta-feira, às 18h.
No Teatro Paulo Roberto Lisboa – No Centro Cultural Matarazzo.
Grátis. Classificação indicativa: livre.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.