Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ação conscientiza população sobre doenças provocadas pelo tabagismo

Da Redação

Em 30/08/2018 às 10:12

Evento de conscientização e oferta de exames atendeu mais de 100 pessoas na Praça Nove de Julho

(Foto: Luciana Nelli/AI)

Apesar de pesquisas apontarem a redução no número de fumantes pelo país, as doenças causadas pelo cigarro ainda provocam a morte de pessoas em larga escala. Diante deste cenário, uma ação foi realizada na Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente, visando alertar a população por meio de teatro e cartilha.

“O objetivo da ação é orientar a população sobre os malefícios do tabaco, mas também chamar a atenção especialmente dos fumantes, sobre o quanto o cigarro incomoda. Hoje, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora, devido às doenças causadas pelo tabagismo ativo e outras 7 pessoas, devido às doenças provocadas pelo tabagismo passivo”, diz o médico pneumologista, Paulo Mazaro.

A ação “O Cigarro Incomoda” foi realizada pela Unimed Prudente, com apoio da Uniodonto, durante essa quarta-feira (29) - Dia Nacional de Combate ao Fumo. O evento contou com esquete teatral e distribuição da cartilha "Viver Bem sobre o Tabagismo", além da oferta de exames e diagnósticos de câncer bucal.
 
Segundo Mazaro, é preciso despertar a consciência entre os fumantes de que seu ato afeta outras pessoas. "Familiares com quem convivem, colegas de trabalho e sem contar espaços coletivos como este que faremos a ação", diz.

Mazaro elenca alguns fatores que podem motivar as pessoas a parar de fumar. "Os fumantes pensam sim em parar de fumar, mas sempre protelam a iniciativa de superar o vício e largar o cigarro. Mas é importante lembrar que, o fumante pode deixar o cigarro pelo bem da família, para um bom exemplo aos filhos, para ter mais saúde. Respirar melhor, mais disposição para atividades físicas. Sem contar a melhora na aparência, elimina mau hálito, a cor amarelada dos dentes, a pele também fica mais saudável", pontua.

O aposentado Walter Cordeiro dos Santos, 83 anos, começou a fumar na adolescência. "Naquela época não sabia dos riscos do cigarro. Cheguei a fumar quatro maços por dia e hoje fumo um maço por dia e não consigo parar", explica.

Para deixar o vício há duas formas: imediatamente ou gradualmente. Especialistas acreditam que o método mais adequado é a parada imediata, na qual você estipula a data e, a partir daí, não coloca mais um cigarro na boca.

"Isso, porque com a parada gradual, o indivíduo pode se acostumar com a redução do cigarro e acabar adiando o abandono do vício", alerta o médico.

São, ao menos, 50 doenças relacionadas com o hábito de fumar. "Vários tipos de câncer, como de pulmão, laringe, estômago. Também tem relação direta com doenças do aparelho respiratório e também pode causar impotência sexual o homem, problemas de infertilidade na mulher e complicações na gravidez", fala o pneumologista.

Em Prudente, a Unimed decidiu disponibilizar um serviço gratuito exclusivo para beneficiários de plano de saúde. É o Programa “Pare de Fumar”, que faz parte da medicina preventiva e oferece avaliação e acompanhamento de psicólogos e médicos.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.