Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente está próxima de atingir meta de vacinação contra pólio

Da Redação

Em 04/09/2018 às 11:47

Imunização contra poliomielite atingiu 93,58% do público-alvo, o que representa 9.657 das crianças de 1 ano até 5 anos incompletos

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Com a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo prorrogada pela segunda vez - segue até dia 15 -, a cobertura deve atingir a meta de 95% das crianças em Presidente Prudente.

De acordo com a  Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), a imunização contra poliomielite atingiu 93,58% do público-alvo, o que representa 9.657 das crianças de 1 ano até 5 anos incompletos.

Já em relação à vacinação contra sarampo, a mobilização atingiu 92,11% do público-alvo, totalizando 9.505 doses da imunização.

Pólio

A poliomielite está eliminada no Estado de São Paulo desde 1988, quando houve o último caso,no município de Teodoro Sampaio. Trata-se de uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, atingindo geralmente membros inferiores.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (como saliva, tosse, espirro, mais frequentemente), ou objetos, alimentos e água contaminados com resíduos de doentes.

Sarampo

A circulação endêmica de sarampo foi interrompida no Estado no ano 2000 e não há casos autóctones. Casos esporádicos ocorreram eventualmente desde então, relacionados à importação do vírus de várias regiões do mundo onde ainda o controle da doença não foi atingido.

Em 2018, por exemplo, São Paulo registra dois casos confirmados, importados da Ásia Ocidental e do Rio de Janeiro.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.