Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em um ano, vacinação contra raiva cai pela metade em Prudente

Com meta cortada, imunização atinge apenas 18 mil animais na cidade

ROGÉRIO MATIVE

Em 05/09/2018 às 10:06

Meta para este ano foi fixada em 19.637 animais, entre cães e gatos, para este ano

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Com pouca divulgação e meta cortada pela metade. Desta forma, a Campanha Municipal de Vacinação contra Raiva será encerrada nessa quinta-feira (6), em Presidente Prudente. Diferentemente dos anos anteriores, apenas 18.735 animais foram imunizados no município, que ainda aguarda por centenas de cães e gatos para atingir a projeção modesta de 2018.

De acordo com balanço divulgado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram 18.735 animais vacinados até o dia 3 deste mês. A meta para este ano foi fixada em 19.637 animais, entre cães e gatos.

O objetivo é alcançar o mesmo número do ano passado, segundo texto enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), que aponta 19,6 mil imunizações em 2017. Porém, os números são diferentes dos anunciados na campanha passada ocasionando uma lacuna de 18.097 vacinações.

Conforme dados de 2017, foram imunizados contra a raiva 37.734 animais, entre cães e gatos. Mesmo com o dobro de vacinações em relação a este ano, o número ficou abaixo da imunização realizada em 2016, que somou 41.114 animais vacinados da população estimada no município, que é de 46.451 bichos.

Insiste nos números

Em nota solicitada pela reportagem, a Secom reafirma que a meta é mesmo atingir aproximadamente 19 mil animais apontando, de forma contraditória, 19.637 vacinações em 2017. "Depois no final, o total de animais vacinados também é somado ao trabalho das clínicas particulares", pontua, sem detalhar os números.

Segundo a Secom, a diferença pode ser explicada pela falta de dados enviados pelas clínicas particulares. "A Prefeitura não diminuiu investimentos. A campanha é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, que fornece as vacinas e seringas. Já o município fica com a execução das campanhas, investe nos plantões durante semana e nos finais de semana para atingir o maior número de animais vacinados", alega.

Levantamento

Em levantamento realizado pelo Portal, desde 2009, a meta estipulada pelo CCZ sempre ficou entre 30 mil a 37 mil vacinações, sendo atingida ou ficando próxima do teto em quase todos os anos.

Onde vacinar
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Nesta quarta-feira (5), o posto volante de vacinação estará, das 9h às 16h, na quadra coberta do Parque do Povo, ao lado do campo sintético; das 9h às 12h, no Banco da Terra (estrada do Hospital Bezerra de Menezes). E das 13h às 16h, no Parque Higienópolis.

A campanha será encerrada na quinta-feira (6), com atendimento das 9h às 12h, na área de lazer localizada atrás da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Leonor.

Atualizada para acréscimo de informações às 15h08

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.