Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc oferece oficina gratuita de desenho realista no feriado

Da Redação

Em 11/09/2018 às 16:00

Ministrada pelo ilustrador prudentino Carlos Cristiano Barbosa, atividade ocorre no feriado

(Foto: Divulgação)

É inegável que existem pessoas que já mostram habilidades artísticas desde cedo. Para alguns se trata de dom, mas é fato que tais habilidades podem ser desenvolvidas com o conhecimento e aprendizado.

Por isto, o Sesc Thermas de Presidente Prudente oferece uma oportunidade para quem deseja aprender a desenhar, com a oficina de "Desenho Realista", sexta-feira (14), às 10h. As inscrições estão abertas e são feitas na central de atendimento.

Quem comanda a aula é o ilustrador prudentino Carlos Cristiano Barbosa. Ele lidera o encontro para o desenvolvimento da técnica de desenho realista com o uso da caneta esferográfica.

Ilustrador há mais de 20 anos, o prudentino explica a diferença que considera mais importante entre o desenho com lápis e o com a caneta. “Com o lápis, chegamos a uma maior perfeição em acabamento, preenchimento e sombras. A caneta não foi feita para desenhar. O que me encanta e me faz realizar trabalhos usando este material é justamente seu efeito visual”, destaca.

Com os métodos ministrados nas aulas, os participantes podem produzir caricaturas, protótipos de carros, objetos e personagens, a partir de pequenos pontos na folha. Carlos ainda destaca a base de conteúdos passados aos alunos.

“Serão ensinadas técnicas simples de construção de esboço, preenchimento com sombreamento, técnicas de luz e sombra de acordo com a perspectiva, texturas de pele e brilho, acabamento e arte finalização”, aponta.

Para o ilustrador, que tem influências de artistas como o brasileiro Maurício de Souza (Turma da Mônica) e o japonês Katsuhiro Otomo (mangá Akira), o principal obstáculo para os iniciantes no desenho é a falta de confiança.

“Pois é natural se comparar a quem já desenha, o que dá certo acanhamento e muitas vezes se pensa que não conseguirá. Mas deve-se levar em conta o estilo, pois desenho é pessoal. Além disso, com a repetição se chega à perfeição, e é fundamental a busca pelo conhecimento”, complementa.

A oficina é mais uma das atividades do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc, o ETA, que oferece diversos cursos livre e oficinas com inscrições gratuitas, visando promover a experimentação de diferentes linguagens artísticas e tecnológicas, além de estimular o potencial criativo e inventivo dos participantes.

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.