Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Tem medo? Dente siso é cercado por dúvidas e falsas-verdades

Da Redação

Em 13/09/2018 às 18:14

Um dos problemas mais preocupantes em relação ao nascimento dos dentes sisos é se eles irão prejudicar os outros dentes

(Foto: Arquivo)

Um dos grandes mitos da odontologia é sobre o dente siso. Uns falam que ele sempre dói quando nasce, outros dizem que todo mundo tem que tirá-lo e há, também, quem diz que ele é responsável por entortar os dentes já existentes. Mas será que o siso é tão problemático assim?

“O dente siso, também conhecido como terceiro molar ou dente do juízo, costuma nascer na fase adulta. Ele é uma herança dos nossos ancestrais e era utilizado para triturar os alimentos. Com o passar dos anos, a sua utilização foi deixando de ser necessária. Além do que, nossa arcada dentária também reduziu de tamanho”, explica o cirurgião-dentista Carlos Cordeiro.

No entanto, segundo o dentista, sua retirada deve ser feita somente em casos necessários. Quando há espaço e sua aparição não causa dor, a extração é dispensada.

Um dos problemas mais preocupantes em relação ao nascimento dos dentes sisos é se eles irão prejudicar os outros dentes. Como grande parte das pessoas não possui espaço na arcada dentária para o surgimento deles, é possível que eles empurrem os outros dentes, fazendo com que eles fiquem tortos.

“Nesses casos, em que não há espaço suficiente, além de deixar esteticamente feio, os dentes ficarão propícios ao acumulo de sujeiras, já que será criado um ‘obstáculo’ para a escova e o fio dental”, conta.

O que é mito e o que é verdade em relação ao dente siso:

- Todo mundo possui os quatros sisos: MITO

"Pode ser que não nasça algum ou todos. É normal. A ausência pode ser resultado de uma mutação genética. Estamos em constante evolução e, dizem alguns estudiosos, pode ser que futuramente os humanos não os tenham mais".

- Eles são responsáveis por entortar os outros dentes: MITO

“Os sisos, propriamente ditos, não possuem poder de empurrar os demais dentes. O que será responsável por isso será a falta de espaço na arcada dentária”.

- É possível remover os quatro sisos de uma vez: VERDADE

“Muitas pessoas optam por esse tipo de procedimento, devido ao pós-operatório rigoroso”.

- Preciso redobrar os cuidados caso não tenha que extrair os sisos: VERDADE

“Eles estão localizados em uma parte da boca de difícil acesso. É preciso uma boa higienização e acompanhamento regular com dentista para evitar problemas mais sérios”.

- Todo mundo que possui os sisos, precisa retirá-los: MITO

“Nem sempre. Só quando há prejuízos à saúde bucal”.

- O dente siso que ainda não nasceu não pode adquirir carie: MITO

“Mesmo não aparecendo, o siso pode ser atacado por bactérias da carie. Nesses casos, o dente poderá ser extraído ou tratado".

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.